Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 18 de outubro de 2018 17h54


É LEI!

Sancionada lei que declara de utilidade pública o Instituto Don Fischer de Artes Marciais

A normativa, de autoria do deputado Romoaldo, garante para a entidade, sem fins lucrativos, o direito de receber recursos do Estado para estimular aulas de práticas desportivas

MÁRCIA MARTINS / Gabinete do deputado Romoaldo Júnior



Foto: MÁRCIA MARTINS

Sancionada a Lei n° 10.762/2018, que declara de utilidade pública o Instituto Don Fischer de Artes Marciais. A normativa, de autoria do deputado Romoaldo Júnior (MDB), garante à entidade, sem fins lucrativos, conhecida como Dojang Dragão Negro de Artes Marciais, o direito de receber recursos do Estado para estimular e proporcionar gratuitamente aulas de práticas desportivas de artes marciais a crianças e adolescentes, enfatizando o desenvolvimento do caráter do cidadão.

Localizado na Avenida Brasil, no bairro CPA II, em Cuiabá, o instituto atende cerca de 100 alunos. Tamanha dedicação já possibilitou ao estabelecimento o reconhecimento da Utilidade Pública Municipal via Lei 6.238, em 29 de novembro de 2017. “Nosso projeto virou lei. Fischer está há mais de três anos trabalhando nisso, que não tem por missão formar campeões mundiais nem olímpicos, mas cidadãos de bem”, justificou Romoaldo, ao destacar a importância da sociedade também prestar apoio para que Don Fischer continue mantendo seu trabalho.

Cuiabano e iniciado nas artes marciais desde os dez anos de idade, Fischer Silva, 41 anos, se tornou hábil em várias lutas e competiu pelo Brasil tornando-se campeão mundial de hapkido na Coreia do Sul. Ele luta ainda jiu-jítsu, judô, karatê e taekwondo. Conta que a luta foi essencial para formação de seus valores como disciplina, hierarquia e respeito. Há quatro anos decidiu criar o projeto Peter Pan, que atende crianças e adolescentes de cinco a 17 anos em vulnerabilidade social e busca ensinar, por meio das artes marciais, os mesmos valores que aprendeu desde cedo.

“Estamos em uma região onde o crime organizado só está esperando estas crianças estarem desculpadas para atraí-las para o mundo do crime. Os pais normalmente trabalham o dia todo e não acompanham os filhos”, ressaltou Fischer, ao detalhar que por muitas vezes subtrai do seu orçamento doméstico o complemento para arcar com as despesas do instituto. A dívida, de acordo com ele, passa dos R$ 25 mil, além das despesas mensais com manutenção, água, luz e outras coisas proporcionadas aos 100 alunos carentes cadastrados no projeto.

Segundo Fischer, somente dez alunos matriculados são pagantes e essa colaboração é de apenas R$ 120 por mês. “Poucas vezes tive incentivo de políticos. O deputado Romoaldo Júnior sempre nos ajuda”, declarou Fischer ao agradecer a parceria do parlamentar.

“Don Fishcer é nosso parceiro, realiza um trabalho belíssimo, recentemente desenvolvemos um projeto de palestras destinadas a dependentes químicos em todo o estado. Acreditamos no poder do esporte e da disciplina como formas de ressocialização”, concluiu o deputado.


Gabinete do deputado Romoaldo Júnior

Telefone: (65) 3313-6729