Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 7 de maio de 2020 16h54


COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO

Secretário Gallo explica a deputados objetivos do novo empréstimo de US$ 56,2 milhões

O convite para participar da reunião extraordinária da comissão, realizada hoje (7), foi emitido pelo presidente da CFAEO, deputado Romoaldo Júnior

MÁRCIA MARTINS / Gabinete do deputado Romoaldo Júnior



O convite para participar da Reunião Extraordinária da Comissão realizada hoje (7) foi emitido pelo presidente, deputado Romoaldo Júnior

Foto: Marcos Lopes

O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, esteve hoje (7) na reunião extraordinária da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Romoaldo Júnior (MDB), para tratar detalhadamente dos objetivos do projeto do Poder Executivo que pede a autorização dos deputados para a contratação de um empréstimo de US$ 56.279.900,00 (cinquenta e seis milhões, duzentos e setenta e nove mil e novecentos dólares norte-americanos), junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O montante será destinado ao financiamento do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado de Mato Grosso (Profisco II). A matéria já recebeu parecer favorável da CFAEO deve entrar em pauta na sessão plenária na próxima semana. 

 “O deputado Romoaldo me ligou. Coloquei-me prontamente, aqui hoje, para prestar os esclarecimentos necessários. Esperamos que agora a Assembleia possa deliberar sobre este projeto que irá colocar Mato Grosso onde estão as maiores democracias do mundo que é a prestação do serviço por meio digital”, declarou o secretário Rogério Gallo, ao destacar que o financiamento tem entre os seus principais pontos, juros subsidiados que visam trazer para Mato grosso as melhores práticas já estabelecidas no Brasil e em vários outros países. Ainda, que o financiamento já ocorreu em 20 estados da Federação, visando combater a sonegação fiscal com sistema de tecnologia ultramoderno, abrindo janelas de oportunidades para o mundo contemporâneo, que é o mundo digital.

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

“O financiamento vai proporcionar ao cidadão, serviços públicos on-line, tornando desnecessária a presença física nos órgãos, diminuindo filas e desperdício de tempo. Vai revolucionar também os postos fiscais, otimizando o transporte de cargas”, explanou o secretário. Ainda como ponto positivo, ele disse que as parcelas do montante serão diluídas em 30 anos, com uma taxa de juro não encontrada no mercado - 0.2% ao mês, 3.25% ao ano.

O presidente da comissão avaliou que a apresentação foi esclarecedora e que a vinda do secretário ao Legislativo vai acelerar a tramitação do projeto no Parlamento.

“O deputado Ulysses havia pedido vista ao projeto e o secretário Gallo esteve aqui para explicar cada ponto, mostrando a viabilidade e, principalmente, a necessidade do Estado se modernizar. A proposta deve entrar em pauta na semana que vem. Acredito que será aprovada no próximo semestre e que este recurso vai favorecer a população mato-grossense em vários campos, especialmente no sentido de proporcionar a modernização digital”, concluiu o presidente da comissão.

Foto: Marcos Lopes


Gabinete do deputado Romoaldo Júnior

Telefone: (65) 3313-6729