Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 8 de setembro de 2020 15h30


SAÚDE

Deputado destina verbas para Hospital de Câncer de Cuiabá

Mato Grosso deve terminar 2020 com cerca de 8.120 novos casos de câncer

GABRIELA BOMDESPACHO VON EYE / Gabinete do deputado Elizeu Nascimento



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Visando contribuir em favor da saúde da população mato-grossense, o deputado estadual sargento Elizeu Nascimento (DC) anunciou, nesta terça-feira (8), que destinou, via emenda parlamentar impositiva (nº 305),  R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) ao Hospital de Câncer de Cuiabá.

"Não tem como ficar insensível diante do sofrimento dos pacientes, especialmente das crianças que são acometidas pelo câncer, e da angústia dos seus familiares. Sei da importância do Hospital de Câncer de Cuiabá, que presta um grande serviço filantrópico a toda população mato-grossense. Diante disso, peço ao governo de Mato Grosso que libere esse valor o mais rápido possível, para que possa amenizar o drama vivido pelos enfermos e por seus familiares", conclama o parlamentar.

O Hospital de Câncer de Mato Grosso atende cerca de 97% dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde ou pela filantropia. O montante destinado ao Hospital de Câncer de Cuiabá deve ser liberado ainda este ano.

Casos de câncer em Mato Grosso - Uma pesquisa divulgada no início deste ano, com base em estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), revela que, ao terminar o ano de 2020, Mato Grosso terá registrado cerca de 8.120 novos casos de câncer.

Dos 8.120 casos, a expectativa é que 1.390 sejam de pessoas que moram em Cuiabá. Em todo o estado, a cada 100 mil homens, o risco é de 252,04 novos casos de câncer. Entre as mulheres, a cada 100 mil, o risco é de 217,31 para a incidência de algum tipo de tumor.

A pesquisa também revelou que a maior parte dos tumores será de pele não melanoma, câncer com alta incidência, mas baixa mortalidade.


Gabinete do deputado Elizeu Nascimento

Telefone: (65) 3313-6730