Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 5 de agosto de 2021 11h26


SAÚDE

Projeto regulamenta resolução que garante sala de descanso para profissionais da área de enfermagem

Os espaços deverão ser disponibilizados pelos estabelecimentos que realizam atendimento de urgência e emergência

LAIS MEDEIROS DO CANTO / Gabinete do deputado Elizeu Nascimento



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem hospitais públicos e privados de Mato Grosso deverão ter direito à sala de descanso, de acordo com o Projeto de Lei (PL) nº 678/2021, de autoria do deputado estadual Elizeu Nascimento (PSL). A proposta foi apresentada na última quarta-feira (04), durante a sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), e busca instituir no estado a Portaria do Ministério da Saúde nº 2.048, de 5 de novembro de 2002, que obriga os estabelecimentos que realizam atendimentos de urgência e emergência a disponibilizem espaço para os profissionais de enfermagem descansarem.

De acordo com o PL 678/2021, os profissionais de enfermagem e de atividades auxiliares, que colocam em risco a própria saúde para salvar vidas de outras pessoas, surpreendentemente continuam absolutamente desvalorizadas por todo o Brasil. “O reconhecimento popular da importância dessas categorias, infelizmente, não corresponde às necessidades dignas da categoria. É essa incoerência que este projeto pretende corrigir”, traz a justificava da proposta.

“Vale lembrar ainda que, enquanto o mundo enfrenta o maior desafio sanitário deste século, o valor dos profissionais da saúde ficou ainda mais explícito e inquestionável. Pessoas de diversos países passaram a sair nas janelas e a aplaudir os verdadeiros heróis, aqueles que se colocam em risco diariamente para salvar vítimas da Covid-19” frisou Nascimento.


Gabinete do deputado Elizeu Nascimento

Telefone: (65) 3313-6730