Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 9 de março de 2020 17h09


MULHERES

Audiência pública debate questões da mulher na sociedade atual

A deputada federal Professora Rosa Neide falou sobre o machismo que ainda impera no país e da necessidade de respeito e igualdade para as mulheres em todos os setores

ROBSON FRAGA / Gabinete do deputado Valdir Barranco



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou, nesta segunda-feira (9), audiência pública para debater  o tema “As questões da mulher na sociedade atual”. O debate foi requerido pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT) e fez alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Entre as convidadas, a atual secretária-adjunta de Gestão Ambiental do Estado de Mato Grosso, Luciane Bertinatto Copetti. Luciane já foi vereadora e secretária de Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde. Ela chamou atenção para a necessidade de se “incentivar outras mulheres a participarem da vida pública, da política e de todos os setores da sociedade”.

A diretora presidente do MT Mamma, Cleusa Dias Leite, falou sobre a importância do atendimento à mulher que tem câncer. Segundo ela, vários tratamentos foram interrompidos no Hospital de Câncer, trazendo prejuízos às pacientes.

“Quem sofre com a doença sabe das dificuldades de se encontrar tratamento adequado e gratuito. Portanto, precisamos nos engajar nesta causa que é de todas e todos nós para que o governo reveja esta condição e tome providências para que os tratamentos contra os diversos tipo de câncer sejam disponibilizado de forma ininterruptas em Mato Grosso.”

A secretária-adjunta do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep-MT), Sidinei de Oliveira Cardoso, fez um alerta: “Do ponto de vista econômico, a desigualdade entre homens e mulheres é gigantesca. Uma pesquisa feita na África mostra que o montante dos bens dos 22 homens mais ricos do mundo é maior do que o de todas as mulheres juntas do continente africano. Portanto, temos que rever esta disparidade e darmos às mulheres igualdade de condições em todos os campos”, disse.

A psicóloga Karine representou o Fórum de Pessoas em Situação de Rua.

“Na rua, o desrespeito ao corpo e à liberdade da mulher é muito mais acentuado e grave. Na capital não temos albergues femininos nem atendimento para estas pessoas. Quando falamos do dia 8 de março, precisamos falar destas mulheres que têm seu corpo violado todos os dias e sua dignidade esquecida. Precisamos dar voz e respeito a todas elas também. Precisamos de políticas públicas que tragam dignidade a estas mulheres”.

Representando o Fórum de Mulheres Negras de Mato Grosso, a assistente social e coordenadora do movimento, Elis Regina, chamou atenção para o aumento no número de homicídio de mulheres negras.

“Somos a maioria e isso não significa que consigamos acessar as políticas públicas que todos os seres humanos necessitam. Não temo acesso à segurança pública, estamos na ponta do feminicídio. Não temos sequer delegacias especializadas em número suficiente para nos atender. Isso tudo precisa mudar!”

A deputada federal Professora Rosa Neide falou sobre o machismo que ainda impera no país e da necessidade de respeito e igualdade para as mulheres em todos os setores.

“O Brasil é um país machista por excelência e ainda precisamos trabalhar muito para nos colocarmos em igualdade de condições. Trabalhamos fora, em casa e ainda temos que cuidar da família. Somos a minoria no poder público e nos cargos de comando no mercado de trabalho. Na Câmara dos Deputados, por exemplo, somos 77 deputadas contra 436 deputados. Mato Grosso lidera o ranking da violência contra a mulher. Isso não pode ficar assim”.

“Precisamos combater o machismo e ocuparmos cada vez mais lugares em igualdade. Temos de dizer às nossas filhas todos os dias da importância que elas têm na sociedade e da força de cada uma para que esta mudança ocorra o quanto antes. Homens que têm respeito pelo humano não querem ver mulheres maltratadas”, concluiu Rosa Neide.

O deputado estadual Dr. Gimenez (PV) também participou da audiência pública. “Parabenizo a todas as mulheres e coloco nosso mandato à disposição de todas”, disse o parlamentar.

“Agradeço a todas as mulheres que vieram e participaram desta audiência pública. Estejam certas de que todas as discussões de hoje irão gerar encaminhamentos para as ações do nosso mandato, que é popular e participativo. Continuarei trabalhando por políticas públicas de valorização da mulher mato-grossense. Contem sempre comigo”, disse o deputado Valdir Barranco.


Gabinete do deputado Valdir Barranco

Telefone: (65) 3313-6821


Associadas


Galeria de Imagens