Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 15 de agosto de 2018 12h11


REQUERIMENTO

Barranco quer explicações sobre possível exploração ilegal de madeira em Aripuanã

Requerimentos apresentados pelo deputado buscam saber se terras da Associação de Seringueiros estariam nas mãos de madeireiros

ROBSON FRAGA / Gabinete do deputado Valdir Barranco



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado Valdir Barranco (PT) apresentou requerimentos à mesa diretora da Assembleia Legislativa cobrando da Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema), do Intermat e da Defensoria Pública respostas quanto à legalidade no repasse de terras da Associação de Seringueiros de Aripuanã para a Associação de Madeireiros da mesma região. Segundo o deputado, “há denúncias de permuta ilegal de parte dos 80 mil hectares de área dos seringueiros para a atividade madeireira.”

“Fui informado pelos seringueiros que uma pessoa (não identificada) teria se passado por representante da associação e assinado um documento que autoriza o manejo e a exploração de madeira, pela Associação de Madeireiros de Aripuanã, em mais de 95% da área. Quero saber se o Estado tem conhecimento deste acordo. Se o tem, porque o mesmo teria sido homologado sem a anuência dos seringueiros que estão na área há mais de 100 anos!”

De acordo com o deputado, a denúncia teria chegado à Defensoria Pública que estava acompanhado o caso, “mas teria abandonado o processo.” “Quero que a Defensoria preste contas acerca deste processo e diga o que já foi feito e o que se pode fazer ainda. Fui informado de que teriam abandonado o caso e precisamos saber se de fato isso ocorreu e o porquê!”

Ao Intermat, o deputado está requerendo informações sobre a emissão de títulos naquela área. “Solicito que o Instituto de Terras de Mato Grosso informe a esta Casa de Leis se há títulos expedidos naqueles 80 mil hectares de terras e em nome de quem estariam tais documentos caso existam.”

Em relação à Sema, Valdir Barranco quer saber se a secretaria expediu algum tipo de licença para exploração e manejo de madeira na área. Os requerimentos foram apresentados durante a sessão vespertina desta terça-feira (14).

Poços artesianos - Na mesma sessão vespertina, Valdir Barranco apresentou requerimento para que o Incra solicite à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que perfure poços artesianos em assentamentos rurais dos municípios de Curvelândia, Mirasol D'Oeste e Gaúcha do Norte. Segundo o deputado, “a falta de água estaria prejudicando a agricultura familiar nos assentamentos.”

“Sabemos que a agricultura familiar é responsável por 80% dos alimentos que chegam às nossas mesas, daí a importância desta tão nobre atividade. Estou requerendo ao Incra que autorize a perfuração dos poços, já que estamos falando de terras da reforma agrária que são de responsabilidade da autarquia, e que, ao mesmo tempo, encaminhe à Funasa o pedido para a abertura dos poços, já que cabe a ela este serviço para garantir segurança e que a água que será consumida seja de qualidade, evitando que se furem poços em locais errados”, concluiu o deputado.


Gabinete do deputado Valdir Barranco

Telefone: (65) 3313-6821