Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 21 de setembro de 2020 08h56


QUEIMADAS

Parlamentares formam grupo de trabalho em defesa do Pantanal

A comitiva formada por deputados estaduais e federais, além de senadores, se reuniu com entidades, bombeiros e gestores da região em busca de soluções para esta grave emergência ambiental.

ROBSON FRAGA / Gabinete do deputado Valdir Barranco



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Um grupo de parlamentares do Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALM) visitou neste sábado (19) áreas do pantanal mato-grossense atingidas por incêndios florestais. A comitiva, coordenada pela deputada federal Professora Rosa Neide (PT), se reuniu com entidades, bombeiros e gestores da região em busca de soluções para esta grave emergência ambiental.

"Mato Grosso passa por um grave estado de alerta, calamidade e destruição em decorrência dos sucessivos incêndios e queimadas. O governo federal é omisso e não mobiliza forças para auxiliar no combate ao fogo. Por isso, o meu mandato está à frente de algumas ações de combate”, explicou a deputada.

A comitiva de parlamentares observou a situação do bioma e ouviu as comunidades locais, Organizações não governamentais (ONG's) e ambientalistas para colher subsídios que embasarão o relatório técnico da Comissão.

“Nosso objetivo é cobrar do governo Bolsonaro e do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) ações imediatas no combate ao fogo, mas também o aprimoramento da legislação ambiental referente ao Pantanal”, completou.

A situação na região é extremamente grave. O fogo já consumiu cerca de 2,3 milhões de hectares do Pantanal e as chamas continuam fora de controle. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso já registrou, este ano, em seus três biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal mais de 32 mil focos de calor – é o maior número em 10 anos – e 36% a mais que em 2019.

Compõem a comitiva, o presidente da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara dos Deputados, Rodrigo Agostinho (PSB); os deputados Nilto Tatto (PT-SP), Paulo Teixeira (PT-SP), Professor Israel Batista (PV-DF) e Dr. Leonardo (Solidariedade-MT). Além e senadores e dos deputados estaduais Eduardo Botelho (DEM), presidente da ALMT, e Valdir Barranco (PT), presidente da Comissão de Educação da ALMT.

"Sabemos que Mato Grosso demorou, e muito, a tomar medidas para a contenção do fogo. Agora, somadas todas as forças deste  grupo formado vamos buscar medidas de mitigação dos problemas e medidas preventivas para evitar novas queimadas como estas nos próximos anos", disse Botelho.

"O governo estadual foi omisso e agora que estamos próximos à chegada das chuvas quer tomar medidas. Ora, o meio ambiente deve ser prioridade e não pode ser tratado com descaso. O Pantanal é uma grande riqueza do mundo, um bioma com fauna, flora, recursos hídricos e minerais de valor imensurável. Esperamos que com a pressão internacional e dos entes federados os governos estadual e federal, que adam de mãos dadas em outras frentes antissociais, acordem e não permitam que crimes como estes volte ocorrer. Queremos uma natureza viva e não animais mortos e vegetação queimada", concluiu Valdir Barranco.

 

 


Gabinete do deputado Valdir Barranco

Telefone: (65) 3313-6821


Relacionadas


Galeria de Imagens