Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 9 de abril de 2018 15h12


HOMENAGEM

Valdir Barranco entrega moção de aplausos para pioneiros de Colíder

Moradores da cidade de Nova Canaã do Norte também foram homenageados

ROBSON FRAGA / Gabinete do deputado Valdir Barranco



Sessão especial entregou comenda para personalidades de Colíder

Foto: ROBSON FRAGA

Distante 630 quilômetros da capital Cuiabá, o município de Colíder é considerado hoje um dos polos econômicos da região norte de Mato Grosso. Sua principal atividade é a pecuária intensiva, que divide espaço com a agricultura familiar, comércio e extrativismo mineral. A cidade foi criada em 18 de dezembro de 1979, através da lei estadual nº. 4.158, e possui, segundo o IBGE, cerca de 32 mil habitantes.

Para homenagear personalidades da região, a Assembleia Legislativa realizou na última sexta-feira (6), uma sessão especial com entrega de moção de aplausos. O requerimento foi do deputado estadual Valdir Barranco (PT).

“Sempre estive convicto de que devemos homenagear as pessoas ainda em vida. Principalmente, pessoas que ajudaram a desenvolver suas cidades e, consequentemente, o estado de Mato Grosso. Tenho presidido sessões especiais como esta desde o início do mandato e darei continuidade. Afinal, os pioneiros e as instituições sociais merecem”, disse o deputado.

Entre os homenageados, professores, agricultores familiares, artistas e trabalhadores domésticos. Gente que deixou a terra natal em busca do sonho de uma vida melhor e fincou raízes em Colíder, como a professora Tereza Piconeto Mangolin.

“Cheguei em Colíder aos 17 anos, vinda do sul do país. Aqui, consegui me desenvolver profissionalmente, formei minha família e finquei raízes. Adoro o povo, o calor humano, o clima... Enfim, tudo em Colíder me faz bem e receber esta homenagem me deixa ainda mais feliz”, explicou a professora.

Outro pioneiro desta cidade é o agricultor familiar Oscar Rosa da Silva.

“Fui um dos primeiros a chegar por aqui. Vim plantar neste chão meu sonho de trabalhar na lavoura. Comecei plantando café e hoje crio alguns boizinhos. Adoro esta cidade e nunca mais saio daqui: nem eu nem meus filhos”.

O deputado Valdir Barranco aproveitou a sessão especial para homenagear moradores de Nova Canaã do Norte, cidade vizinha que fica a cerca de uma hora e meia de Colíder e distante 715 quilômetros da capital. Entre os homenageados, a jovem Bruna Aparecida da Silva, que deixou o Paraná e hoje vive da agricultura familiar.

“Fico lisonjeada com esta homenagem. Moro em Canaã há menos de anos, mas sei de todo o trabalho do povo desta terra. Vim para cá depois que casei com um rapaz deste município que conheci no Sul durante a faculdade de agronomia. Estou muito feliz. Escolhi a pessoa certa pra casa e a cidade certa pra viver.”


Gabinete do deputado Valdir Barranco

Telefone: (65) 3313-6821