Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 27 de março de 2018 17h01


INVESTIGAÇÃO

Allan é escolhido relator da CPI dos Consignados

A comissão poderá estender por até 180 dias os trabalhos. Ela foi criada a partir de um requerimento do deputado Guilherme Maluf, com apoio de 14 dos 24 parlamentares

TEO MENESES / Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec



Foto: Marcos Lopes

O professor e deputado Allan Kardec (sem partido) foi escolhido relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a concessão de empréstimos consignados aos servidores públicos de Mato Grosso. A escolha foi anunciada na tarde desta terça-feira (27).

Autor do requerimento que levou à criação da CPI, o deputado Guilherme Maluf (PSDB) ficou com a presidência. O grupo conta ainda com Adalto de Freitas (Patriota), na vice-presidência, e Gilmar Fabris (PSD), como membro. Janaina Riva (MDB), Oscar Bezerra (PSB), Saturnino Masson (PSDB) e Dr. Leonardo (SD) são suplentes.

“Há informações de que cerca de 80% dos servidores públicos têm algum tipo de dívida consignada em folha. Essas pessoas recebem ligações de vendedores oferecendo facilidades, o que gera, muitas vezes, um superendividamento. Isso precisa ser apurado, assim como realizada uma auditoria nos juros, pois isso ultrapassa 70% ao ano em muitos casos”, pondera Allan.

A CPI poderá se estender por até 180 dias. Ela foi criada a partir de um requerimento apresentado pelo deputado Guilherme Maluf, com apoio de 14 dos 24 parlamentares. Mato Grosso conta com aproximadamente 80 mil servidores ativos.

Atualmente, a Assembleia Legislativa conta com outras duas comissões: a CPI dos Fundos, que investiga desvio de recursos de fundos vinculados, e do Ministério Público Estadual (MPE), que apura pagamento a procuradores e promotores de Justiça através de cartas de crédito.


Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec