Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 26 de maio de 2021 14h28


TURISMO

Allan Kardec apresenta indicação para reforma do Memorial Rondon

Localizada no distrito de Mimoso, edificação inaugurada em 2016 necessita de reparos.

AHMAD AFIF JARRAH / Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec



Foto: Marcos Lopes

Inaugurado em agosto de 2016, o Memorial Rondon, localizado no Distrito de Mimoso, município de Santo Antônio de Leverger, tem sofrido com a falta de manutenção e a necessidade de reparos. Diante da situação, o deputado estadual Allan Kardec apresentou, na sessão ordinária desta quarta-feira (26), uma indicação ao governo de Mato Grosso para recuperação urgente do espaço turístico e cultural.

“Dia 5 de maio foi aniversário de Rondon e eu estava lá, verificando a situação do Memorial. Já conversei com a Sedec, com a Secretaria Adjunta de Turismo, com a Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Leverger, mobilizando forças para a reforma deste espaço histórico para Mato Grosso”, afirmou Kardec.

Entre os reparos apresentados na indicação, está a troca de madeiramento danificado, lixamento e envernizamento das madeiras utilizadas na construção, pintura do piso, revisão de luminárias, troca de lâmpadas, limpeza interna e externa e correções diversas, necessárias para garantir um espaço adequado para receber o público e acondicionar acervos.

 “A recuperação Memorial Rondon contribuirá com a preservação do patrimônio, com a memória de um ilustre mato-grossense, valorizando as comunidades pantaneiras, e impulsionando o turismo na região”, finalizou Kardec, garantindo retorno positivo do governo para início das reformas.

Sobre o Memorial Rondon

Na região onde a obra foi construída nasceu o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, em 1865. Rondon ganhou fama nacional e internacional pelo seu legado. Foi patrono das comunicações e o militar responsável pela demarcação de terras no país. Também implantou a política indigenista no Brasil e idealizou o Parque Nacional do Xingu.

O mais ilustre filho de Mimoso foi reconhecido com a criação do Memorial Rondon, um projeto ousado com a construção de um prédio em forma de oca no meio do Pantanal, nas proximidades da Baía de Chacororé e Siá Mariana.  


Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec