Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 6 de dezembro de 2017 07h33


MANIFESTO

Ato defende universidade pública

Estudantes, professores e entidades se reúnem em favor do ensino gratuito e de qualidade. O deputado Allan Kardec é quem realiza o ato

TEO MENESES / Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec



Em parceria com diversas entidades, o professor e deputado Allan Kardec (PT) realiza na terça-feira da semana que vem, dia 12, ato em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade. O evento ocorre na Assembleia Legislativa a partir das 9h30.

De acordo com Allan, o ato se deve à política de precarização das universidades públicas implementada pelo Governo Federal, além do interesse em repassar as federais às organizações sociais.

“Essa precarização e a administração pelas organizações sociais representam, na prática, a privatização das universidades públicas e nós somos totalmente contra isso. Portanto, convidamos estudantes, professores, secundaristas e toda a comunidade para participar desse ato em defesa das universidades públicas, gratuitas e de qualidade”, afirma Allan.

O evento começou a ser organizado pelo deputado Allan e o comando local de greve do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos (Sintuf) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “Diversas entidades, no entanto, também serão convidadas para o ato”, afirma Luzia Melo, que participou do encontro juntamente com Benedito Ferraz. “Como professor da rede estadual, aluno de Educação Física e agora cursando o doutorado na UFMT, devo tudo o que sou à universidade pública. Temos que defender esse que é um patrimônio de Mato Grosso e do Brasil”, completa Allan.

A política de precarização das universidades tem se dado principalmente através de aumento das terceirizações, inclusive na atividade-fim, redução de concursos, salários e benefícios, além do interesse em repassar a administração das instituições às organizações sociais sob pretexto de dar mais autonomia financeira. Isso abre caminho para a cobrança de mensalidades.


Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec