Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 8 de agosto de 2018 07h46


DEBATE

Audiência resulta em propostas na área de Educação Física

Projetos foram discutidos com a categoria nessa terça-feira (7) na Assembleia Legislativa de MT

TEO MENESES / Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec



Profissionais da Educação Física debatem sobre necessidade de exame prévio para atividades físicas

Foto: Karen Malagoli

O professor e deputado Allan Kardec (PDT) apresentará projetos de lei a partir da discussão feita em audiência pública, nessa terça-feira (7), para debater a obrigatoriedade de avaliação física nas academias de Mato Grosso e similares. Acatando sugestão dos presentes, o parlamentar sugerirá mudança na legislação para tentar viabilizar desconto nas contas de energia elétrica das empresas ligadas à Educação Física e tornar obrigatória a realização de exames antes da prática esportiva.

Allan anunciou a apresentação dos projetos ao final da audiência. O desconto nas contas de energia elétrica surgiu da reivindicação do Sindicato das Academias de Mato Grosso. O parlamentar afirma que as aproximadamente 600 academias em Mato Grosso pagam cerca de 30% da conta de energia somente por conta do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A energia é um dos componentes mais caros das academias porque muitos aparelhos dependem da eletricidade para funcionar.  Em contrapartida, a ideia é criar mecanismos de benefícios sociais para a população de baixa renda, como a gratuidade de mensalidades.

Outra proposta debatida na audiência pública é tornar obrigatória a realização de exames antes da prática esportiva, o que valeria para academias e similares, como exercícios feitos em ambientes públicos sob coordenação de profissionais de Educação Física. Uma proposta que agradou parte dos presentes é tornar obrigatória a realização do Questionário de Prontidão para Aptidão Física (Par-Q). Isso já consta em projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa e foi sugerido também por Allan quando vereador por Cuiabá. “Mas vamos continuar o debate com a categoria para ver o que pode ser formalmente votado em plenário nos próximos dias”, completa.

A obrigatoriedade de exames gerou muitas discussões na audiência. Especialistas como Mônica Marques, representante da Associação Brasileira de Academias (Acad), acreditam que isso pode desestimular muitas pessoas a procurarem a academia. Ela argumenta ainda que a prática esportiva é segura e que há uma morte para cada 2.987.053 horas praticadas.  “Somos contra qualquer barreira para a prática esportiva. Se a pessoa apresentar algum sinal, algum desconforto, tontura ou mal-estar, aí ela parte para o exame médico”. Da mesma forma se pronunciou Vicente Soares, do Sindicato das Academias de Mato Grosso.

Rêmulo Claúdio Abbas, administrador do Movimento Educação Física Legal, pondera que a obrigatoriedade de exame físico é um exemplo de respeito às pessoas. “Isso pode ser feito pelo profissional já contratado pela academia, o que não geraria custo adicional nenhum”. Nessa mesma linha opinou Jefferson Neves sobre a necessidade de exame físico e não exame médico.


Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec