Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 14 de agosto de 2018 12h00


RECONHECIMENTO

Kuarup pode se tornar patrimônio cultural imaterial de Mato Grosso

Proposta visa incentivar apoio à cerimônia indígena de despedida dos mortos

TEO MENESES / Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O professor e deputado Allan Kardec (PDT) apresentou Projeto de Lei para tornar patrimônio cultural imaterial do estado o Kuarup, cerimônia indígena de despedida dos mortos e encerramento do período de luto. O objetivo da proposta é incentivar a preservação da tradição.

O PL 231/2018 foi apresentado no dia 31 de julho e seguirá para análise das comissões. Allan apresentou a proposta depois de visitar aldeias do Alto Xingu, conhecidas internacionalmente pela cerimônia do Kuarup.

“Esse ritual é um grande símbolo não só da cultura indígena, mas também brasileira. Deve ser cada vez mais preservado”, afirma Allan. Se o projeto for aprovado, o evento poderá receber inclusive apoio financeiro do poder público, que tem obrigação constitucional de zelar pela preservação de seus bens materiais e imateriais.

O Kuarup é realizado por 10 etnias diferentes. Inicialmente, a cerimônia teria sido feita com objetivo de trazer os mortos à vida novamente. Atualmente, é mais um ritual de despedida dos mortos que tiveram destaque nas comunidades indígenas.

“Em visita ao Xingu, pude perceber que a cerimônia é mais uma forma de despedida com alegria dos mortos do que uma lamentação. É um jeito de superar a morte pela vida em comunidade”, completa Allan.


Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec