Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 14 de setembro de 2020 18h11


NORTÃO

Deputado João Batista elabora 'Agenda da Segurança' no município de Sinop

A pauta de ações contou com um bate-papo com os novos aprovados da Polícia Penal, visita às delegacias da cidade e ao presídio Osvaldo Florentino Leite, o “Ferrugem”.

BRUNO BARRETO / Gabinete do deputado João Batista



Na visita a Sinop, João Batista destacou o projeto Cidade da Polícia, complexo que comporta todas as delegacias em um único local

Foto: BRUNO BARRETO

O deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros), que exerce o cargo de presidente interino da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), cumpriu uma extensa agenda no município de Sinop, distante a 479 km de Cuiabá. O parlamentar definiu a pauta no município como “Agenda da Segurança Pública”, tendo organizado um cronograma de visitas às unidades de segurança da região.

Assim que chegou no município, João Batista foi recepcionado pelos aprovados no concurso público da Polícia Penal, grupo que reivindica junto ao deputado sua nomeação pelo Poder Executivo de Mato Grosso. Logo que assumiu seu mandato como governador, Mauro Mendes (DEM) decretou calamidade financeira do estado, paralisando a nomeação daqueles aprovados em concursos públicos.

“A nomeação dos aprovados em concursos públicos foi uma das bandeiras que nos conduziu ao Parlamento de Mato Grosso. Desde então, não tenho medido esforços para viabilizar esta demanda. O único argumento que ainda perdura por parte do governo é a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que deve chegar abaixo dos 50% ainda este ano, eliminando assim qualquer ‘desculpa’ por parte da atual gestão”, explicou o deputado.

Após conversar com os novos aprovados, João Batista contou com a ajuda do policial penal Lucivaldo Vieira, líder comunitário na região e primeiro conselheiro do Sindspen (Sindicato dos Servidores Penitenciários de MT), para conduzir a “Agenda da Segurança”, cumprindo pautas nas delegacias da cidade e visitando o presídio Osvaldo Florentino Leite, o “Ferrugem”.

Dentre as pautas, o presidente em exercício destacou o projeto Cidade da Polícia, complexo de segurança que comporta todas as delegacias em um único local. “O projeto comandado pela Polícia Judiciária Civil é um exemplo que poderia ser seguido em todo o estado. Em nome do delegado Carlos Eduardo, parabenizo toda a equipe técnica regional do município de Sinop pelo projeto. Este é um exemplo que irei levar para o Parlamento e que espero seja adotado pelo Poder Executivo”, declarou João Batista.

A concepção do projeto destacado pelo deputado garante que a vítima tenha mais segurança e muito mais tranquilidade na hora de registrar a sua ocorrência. Neste caso, o cidadão não precisa deslocar-se para outro ponto na cidade para dar continuidade ao seu atendimento.

O delegado regional do município, Carlos Eduardo, contou que a concentração das delegacias irá melhorar a forma de atendimento para aqueles que necessitam do auxílio da PJC, tornando todo o processo menos dolorido e mais humano. “Nosso intuito é melhorar o atendimento ao cidadão, fazer o possível no que tange ao quesito segurança. O deputado João Batista sempre nos ajudou e esteve presente no nosso município. São parcerias como esta que nos ajudam a atuar com excelência na linha de frente de combate ao crime”.

A agenda na cidade foi finalizada com a visita do deputado ao presídio Ferrugem, onde teve a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pela diretoria, dando destaque para as salas de videoconferência e o uso de mão de obra dos reeduncandos nos cuidados e manutenção de uma horta que é mantida no local.


Gabinete do deputado João Batista


Associadas


Imagens