Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 5 de abril de 2019 11h21


INVESTIGAÇÃO

Fórum Sindical colaborará com CPI da Previdência

A primeira reunião ordinária da CPI, marcada para a próxima terça-feira (9), às 14 horas, terá a finalidade de solicitar equipe técnica e aprovar os requerimentos necessários para dar início aos trabalhos.

LUCIENE LINS / Gabinete do deputado João Batista



Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual João Batista (Pros) esteve reunido nesta quinta-feira (4), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com coordenadores e representantes do Fórum Sindical, para planejar e dar andamento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência.

João Batista, que presidirá os trabalhos na CPI, afirma que essa é a primeira de muitas reuniões com os membros do Fórum. Além das reuniões ordinárias, o parlamentar propõe que seja realizada ao menos uma reunião extraordinária com os sindicalistas.

“A expectativa é esclarecer e tirar todas as dúvidas sobre a CPI da Previdência, agregar conhecimento e estudos técnicos para fortalecer os trabalhos, para apresentarmos um resultado coeso ao governo do estado”, comentou João Batista.

O representante do Sindicato dos Profissionais de Tributação, Arrecadação e Fiscalização de Mato Grosso (Siprotaf/MT), Willian Rossi, acredita que debates como estes são de grande valia para buscar soluções sobre a dívida declarada pelo governo do estado. “Muito se fala em déficit da previdência, entretanto nós não enxergamos dessa forma, e sim como falta de atuação nos governos pretéritos que deixaram a desejar na gestão desse fundo previdenciário que garantiria a aposentadoria dos servidores públicos”, destacou Willian.

Para Oscarlino Alves, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (Sisma), a proposta do encontro foi colaborar na construção de ideias e estruturar a formação de equipes com conhecimento técnico que contribuam para o bom desenvolvimento da CPI.

 “Estamos correndo contra o tempo, temos 180 dias para a conclusão dos trabalhos. A necessidade dessa CPI é eminente, estamos falando de uma previdência deficitária em Mato Grosso, que não consegue pagar os aposentados do Poder Executivo. Nosso objetivo é buscar as causas do problema e recomendar novos caminhos para o estado, que não prejudique as atuais e futuras aposentadorias”, concluiu Oscarlino.

Agenda - A primeira reunião ordinária da CPI, marcada para a próxima terça-feira (9), às 14 horas, terá a finalidade de solicitar equipe técnica e aprovar os requerimentos necessários para dar início aos trabalhos.

De acordo com a equipe técnica que compõe a CPI, todas as dúvidas, solicitações, questionamentos da imprensa e denuncias sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, deverão ser encaminhadas para o e-mail cpidaprevidencia@al.mt.gov.br.


Gabinete do deputado João Batista