Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 10 de abril de 2019 18h10


RENÚNCIA FISCAL

João Batista cobra que governador apresente dados sobre as renúncias e isenções fiscais em MT

O pedido foi feito durante uma reunião com Mauro Mendes na manhã desta quarta-feira no Colégio de Líderes na ALMT

LUCIENE LINS / Gabinete do deputado João Batista



Foto: LUCIENE LINS

Em reunião no Colégio de Líderes nesta quarta-feira (10), o deputado estadual João Batista (Pros) cobrou do governador Mauro Mendes (DEM) um relatório sobre as renúncias e isenções fiscais em Mato Grosso. Conforme o parlamentar, durante o encontro, Mendes apresentou gráficos com a evolução do PIB no estado ao longo de 15 anos e o crescimento da folha de pagamento, entretanto não trouxe a evolução das renúncias de receita no período de 2003 a 2018.

“Não há como fazer uma análise da real situação do estado se o governo não apresentar uma evolução das renúncias e incentivos fiscais concedidos durante todos esses anos em Mato Grosso”, questionou João Batista, insatisfeito com os números apresentados pelo governador.

Para o deputado, a culpa de Mato Grosso ter chegado em 2019 enfrentando desequilíbrio financeiro não é da folha de pagamento dos trabalhadores do serviço público, como afirmou o governador, mas sim das isenções concedidas ao longo dos anos.

“O que temos visto é que o objetivo dos governantes é colocar a culpa da crise, na folha de pagamento dos servidores públicos. Se o estado não tivesse renunciado a tanta receita, principalmente para os grandes empresários e grandes produtores, inclusive algumas isenções de forma criminosa, como já foi denunciado, a folha de pagamento não seria um empecilho para o desenvolvimento de Mato Grosso, como o governador alega”, explicou o parlamentar.

Sobre a demonstração dos dados apresentados pelo governo, João Batista considera uma atitude de transparência, merecendo o devido reconhecimento, em contrapartida, aguarda os dados sobre as isenções fiscais. “Cobrei dele [Mendes] e vou aguardar o relatório contendo os dados da evolução referente as renúncias e isenções fiscais concedidas ao longo de todos esses anos no estado”, finalizou Batista.


Gabinete do deputado João Batista