Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021 06h48


DEFESA DA ADVOCACIA

Silvio Fávero apresenta requerimento para conter aumento das custas processuais em MT

Parlamentar reivindica suspensão da vigência da Lei Estadual nº 11.077/20 até o final do ano.

Luana Braga / Gabinete do deputado Silvio Fávero



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Silvio Fávero (PSL) apresentou durante a primeira sessão ordinária de 2021, na terça-feira (2), um Requerimento (nº 18/21) reivindicando até 31 de dezembro de 2021 a suspensão da vigência da Lei Estadual nº 11.077/20, que prevê o aumento das custas processuais em Mato Grosso. O documento leva em consideração a situação de emergência e calamidade pública e as dificuldades econômicas enfrentadas pela sociedade durante nesse período. 

O requerimento direcionado à presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Helena Póvoas, dá ênfase também às dificuldades para manutenção das atividades desempenhadas pelos escritórios de advocacia, bem como o impacto gerado para toda a sociedade.

Para Silvio Fávero, que também é advogado e tem como uma das bandeiras no Parlamento estadual, a defesa da advocacia, o aumento das custas judiciais dificultará o acesso ao Poder Judiciário e, consequentemente, o cumprimento da Justiça em todos os casos em que se faça necessário.

“O acesso à Justiça no Brasil é direito fundamental estabelecido pela Constituição Federal de 1988 a todos os cidadãos. Não podemos, nesse momento tão difícil que estamos passando, dificultar ainda mais a vida das pessoas, com o desnecessário aumento das custas judiciais. Por essa razão, formalizei, em forma de requerimento, e darei continuidade às articulações para assegurar a suspensão da Lei que fixa o valor nas custas até o final deste ano”, argumentou Silvio Fávero.


Gabinete do deputado Silvio Fávero