Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 25 de agosto de 2020 18h05


CCJR

Silvio Fávero vota favorável à criação da 2ª Vara Criminal em Lucas do Rio Verde

Atualmente, a Comarca de Lucas do Rio Verde é composta por quatro varas cíveis, uma criminal e um juizado especial

Luana Braga / Gabinete do deputado Silvio Fávero



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Silvio Fávero votou favorável ao Projeto de Lei 677/2020, que visa a criação e instalação da 2ª Vara Criminal na Comarca de Lucas do Rio Verde, durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) realizada nesta terça-feira (25). Aprovado em primeira votação, o projeto deve entrar em pauta nesta quarta-feira (26) para segunda votação.

A proposição de criação de mais uma vara criminal para Lucas do Rio Verde foi definida pelos membros do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), após aprovação por unanimidade. Atualmente, a Comarca de Lucas do Rio Verde possui o montante de 7.462 processos ativos.

“É uma cidade que tem mais de sete mil processos criminais para apenas um juiz. Apenas um para cumprir os anseios da sociedade. Então precisamos sim de mais essa vara criminal”, ressaltou o deputado.

A Vara Criminal de Lucas do Rio Verde tem registrado um crescimento exponencial de distribuição de processos, com aumento de 353% em relação a comarcas de terceira entrância, como Alta Floresta e Cáceres, por exemplo.

“É uma conquista para a cidade de Lucas, mas também precisamos olhar para outras cidades com a mesma necessidade no interior do estado”, observou Silvio, destacando o empenho do juiz titular da Vara Criminal, Hugo José Freitas da Silva, assim como todos os magistrados da comarca, e a sensibilidade do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em nome do presidente, desembargador Carlos Alberto da Rocha.

Além do aumento da criminalidade, o crescimento acelerado da população luverdense é outro fator preponderante para a instalação da 2ª Vara Criminal.


Gabinete do deputado Silvio Fávero