Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 14 de outubro de 2020 10h46


SAÚDE

PL que prevê programa de informações sobre doenças autoimunes tramita na ALMT

A proposição foi apresentada pelo deputado Dr. Eugênio (PSB) na última semana de setembro

DIEGO SAPORSKI / Gabinete do deputado Dr. Eugênio



PL do Dr. Eugênio (PSB) prevê a implantação de informações sobre doenças autoimunes

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O Projeto de Lei n° 863/2020 , que prevê a implantação de informações sobre doenças autoimunes, apresentado pelo deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), encontra-se em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Ações de divulgações do que é uma doença autoimune, tratamentos e  conscientização de familiares serão realizadas pelo programa.

Algumas ações, como divulgar as causas que podem desencadear as doenças autoimunes, esclarecer sobre os sintomas provocados por doenças autoimunes, orientar sobre diagnóstico e tratamento de doenças autoimunes e conscientizar e apoiar pacientes e seus familiares, estão previstas no projeto.

A proposição ainda contempla a estruturação e criação, por meio do órgão competente, de sistema de coleta de dados sobre diagnóstico, sintomas e tratamentos de doenças autoimunes, de modo a esclarecer a população e contribuir para o aprimoramento de pesquisas sobre o tema.

Doenças autoimunes - As doenças autoimunes ocorrem quando nosso sistema imunológico passa a produzir anticorpos contra componentes do nosso próprio organismo, atacando, por motivos variados, nem sempre esclarecidos, os tecidos e células sadias do nosso corpo. Segundo o Núcleo de Estudos de Doenças Auto-Imunes (Nedai),  de Lisboa, o conjunto das doenças autoimunes atingem três vezes mais mulheres do que homens. Assim, essas doenças consistem em uma das 10 principais causas de morte nas mulheres com idade inferior a 65 anos.


Gabinete do deputado Dr. Eugênio