Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 18 de dezembro de 2019 10h03


ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Comissão de Saúde encerra ações de 2019 com visita ao Hospital Municipal de Juína

Em 2019, a Comissão de Saúde da ALMT analisou 201 projetos de lei, dos quais dez foram sancionados pelo governador do estado. Ainda foram realizadas quatro audiências públicas pelo grupo

NAJYLLA NUNES / Gabinete do deputado Paulo Araújo



Foto: NAJYLLA NUNES

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou visita técnica ao Hospital Municipal de Juína Dr. Hideo Sakuno (distante 757 km de Cuiabá), na última terça-feira (17), e constatou a necessidade de recursos financeiros para a reforma da unidade de saúde e ampliação de leitos. Participaram da visita, o presidente da comissão, deputado estadual Paulo Araújo (PP), e o deputado Valdir Barranco (PT), acompanhado do prefeito da cidade, Altir Peruzzo (PT) e da secretária municipal de Saúde, Leda Maria Villaça.

O Hospital de Juína conta com três salas de cirurgia, dois leitos de recuperação pós-anestesia, central de esterilização de material, microscópio cirúrgico, uma sala de parto, dois apartamentos individuais para pré e pós-parto.

Segundo a secretária de Saúde do município, a falta de recursos financeiros é o que impede de aumentar o atendimento à região, que, segundo ela, é extremamente carente na área de saúde. “Nós precisamos ampliar o número de leitos e precisamos também de um aumento no incentivo financeiro para o atendimento de referência ao hospital municipal, que custa em média R$ 1.200.000,00 por mês (um milhão e duzentos mil reais). E, com todas as especialidades que estão alocadas, precisamos ampliar o número de leitos e isso só será possível com o aumento do aporte de recursos que possam atender os moradores da região noroeste do estado”, frisou Villaça.

Presidente da comissão, Paulo Araújo destacou que, na gerência da unidade hospitalar, além da questão da reforma, a comissão parlamentar foi cobrada para intervir junto ao governo sobre a possibilidade de implantação do serviço regional de hemodiálise no município. “Uma demanda muito grande que a comissão encontrou aqui foi por parte dos pacientes de hemodiálise, que por conta da distância - em alguns casos - têm que se mudar do município em busca de atendimento para tratar a doença renal. Então a Comissão de Saúde e o deputado que acompanhou vão intervir junto à Secretaria de Estado de Saúde no sentido de verificar a viabilidade de instalação ou não desse centro, que é um grande sonho dos moradores”, disse Paulo Araújo.

O deputado Valdir Barranco afirmou que “o presidente, deputado Paulo Araújo, tem feito um ótimo trabalho à frente da Comissão de Saúde. Tenho certeza de que levaremos as  principais demandas, como já foi feito nos demais hospitais regionais. Com isso, vou me fundamentar no relatório e cobranças com os destaques das minhas emendas parlamentares voltadas à saúde pública de Juína”, afirmou Barranco.

Em 2019, o Hospital de Juína realizou 2917 atendimentos, entre procedimentos clínicos e cirúrgicos.

Comissão de Saúde – Em 2019, a Comissão de Saúde da ALMT analisou 201 projetos de lei, dos quais dez foram sancionados pelo governador do estado. Ainda foram realizadas quatro audiências públicas pelo grupo.

Os parlamentares que compõem a comissão fizeram 20 visitas técnicas a hospitais públicos e conveniados; foram entregues ao governador e à Secretaria de Estado de Saúde 13 relatórios de visitas técnicas, referentes aos hospitais regionais visitados ao longo do ano.


Gabinete do deputado Paulo Araújo

Telefone: (65) 3313-6726