Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 3 de maio de 2022 13h50


SEGURANÇA

Claudinei articula atendimento itinerante da Polícia Civil em São José do Povo

O deputado estadual pediu apoio ao delegado regional de Rondonópolis para atender solicitação de vereador do município que apontou a necessidade

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Foto: SAMANTHA DOS ANJOS / Assessoria de Gabinete

Com a aprovação do Conselho Superior de Polícia sob respaldo da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), a Delegacia de Polícia de São José do Povo foi definitivamente fechada, em março de 2019. Com a necessidade de contar com serviços da instituição, o deputado estadual Delegado Claudinei (PL) esteve com o vereador Nilson Bezerra (Podemos), no dia 29 de abril, para tratar com o delegado regional de Rondonópolis, Thiago Damasceno, sobre a instalação de uma unidade itinerante para atendimento da população e região. 

A unidade policial havia sido fechada juntamente com outras delegacias do interior de Mato Grosso devido à falta de efetivo, pouco índice de produtividade e de registros de ocorrências. “Antes mesmo de eu ser deputado, quando era delegado regional de Rondonópolis, a delegacia de São José do Povo tinha problemas sérios na estrutura física e chegou a ter um fechamento temporário, em 2016. Havia várias rachaduras e riscos de desabamento do prédio, o que colocava em risco a integridade física dos servidores e da população atendida”, lembra o deputado.   

Claudinei explica que a sede era própria, não tinha como fazer a locação de um outro imóvel e que havia encaminhado orçamento para a reforma do prédio, mas não foi aprovado o pedido na época. “Hoje, São José do Povo tem somente a Polícia Militar. Quando tinha a delegacia, além da falta de efetivo e problemas com a estrutura física, também tinha a falta de viatura. A distância entre esse município e o de Rondonópolis é de cerca de 40 quilômetros, então contar com um atendimento itinerante da Polícia Civil para os moradores será bem interessante”, relatou o deputado.

Proposta

Para o delegado regional Thiago Damasceno, é possível implantar um atendimento itinerante da Polícia Civil em São José do Povo para ficar dois dias no local. Ele ressalta que é preciso ter uma justificativa cabível para concretizar essa proposta, que favorecerá os moradores para realizarem boletim de ocorrência e obter orientações com os policiais civis. 

“Tem como sim, fazer isso. Teria que ver quantos dias. Posso tentar deslocar o servidor e ver como posso melhorar a situação do município. Isso é bom para nós, institucionalmente, para atender a comunidade. Preciso saber quais as demandas que temos para otimizar recursos, pois não é só financeiro, mas também humano. Preciso justificar essa demanda e o motivo de eu estar enviando servidor para o município”, justificou o delegado regional. 

O vereador Bezerra deve elaborar o ofício com a solicitação de atendimento da Polícia Judiciária Civil no município, a ser protocolado na sede da Delegacia Regional de Rondonópolis para as devidas providências. Bezerra sugere o atendimento duas vezes por semana, e que  os servidores possam atuar na base da Polícia Militar de São José do Povo.


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358