Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 19 de julho de 2021 09h26


SEGURANÇA

Claudinei destaca operação da Polícia Civil no combate a roubos e furtos de cargas

A atuação no combate e enfrentamento a estes tipos de crimes são atribuições recentes da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO)

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Foto: Samantha dos Anjos

A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC) intensificou as investigações especiais para crimes de furtos e roubos de cargas de caminhões, sendo que emitiram no início de julho mais de 40 ordens judiciais para mandados de prisão e de busca e apreensão, e de carretas a serem apreendidas por meio da ação denominada de Operação Safra. Essa intervenção contra o crime organizado vem ao encontro da articulação do deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) com integrantes da Associação dos Transportes de Cargas de Mato Grosso (ATC) e a diretoria-geral da instituição policial.

“Tenho que parabenizar a excelente atuação da Polícia Civil de Mato Grosso, cujas as investigações iniciaram na Delegacia de Paranatinga com outras equipes da instituição. Muito importante essa ação contra essas organizações criminosas com ramificações não só em Mato Grosso, como, também, em São Paulo e Paraná. Destaco essa operação que vem ao encontro de duas reuniões que tivemos há cerca de dois meses com representantes das empresas transportadoras de cargas, em Rondonópolis, e em seguida com a direção da Polícia Judiciária Civil, em Cuiabá”, explica o parlamentar.

A Operação Safra identificou que os criminosos se deslocavam de São Paulo com os caminhões até Mato Grosso, sendo que eram subcontratados por empresas transportadoras de cargas de grande porte para a realização do frete e desapareciam com os grãos, principalmente com a soja que é um produto valorizado no mercado. Assim, eles desviavam o produto agrícola para ser vendido para a obtenção do lucro.

“Os suspeitos estavam sendo investigados pelo crime de furto qualificado. Além de haver indícios de prática de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. No decorrer das investigações foi possível constatar que se tratava de uma verdadeira organização criminosa que também atuava no roubo de cargas”, detalha o delegado titular do GCCO, Victor Hugo Bruzulato.

A atuação no combate e enfrentamento de furtos e roubos de cargas é uma atribuição recente da GCCO, sendo que já foram apreendidas mais de 85 toneladas de soja.

Reunião – No dia 3 de maio desse ano, o parlamentar esteve reunido com os delegados Mário Dermeval e Fernando Vasco, na sede da diretoria PJC, para tratar sobre roubos e furtos de cargas e peças de caminhões. Também estiveram presentes o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de Mato Grosso (Sindmat), Eleus Vieiras Amorim, e o diretor-executivo da ATC, Miguel Mendes.

“Na reunião com o diretor-geral da PJC, o delegado Mário Dermeval se comprometeu, naquele mesmo dia, a fazer uma força-tarefa para investigar esses crimes. Agora vemos um resultado positivo no desmantelamento dessas quadrilhas organizadas”, disse Claudinei que atuou por mais de 18 anos como delegado de polícia .

Neste encontro, Mário Dermeval se prontificou a fazer os devidos levantamentos para a condução dos trabalhos para chegar aos resultados esperados e organizaria uma agenda com integrantes da GCCO, Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) e Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (Derfva).

 

 

 


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358