Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 5 de outubro de 2021 10h08


GESTÃO

Deputado Claudinei atuou para instalação de novo prédio do Centro Socioeducativo em Rondonópolis

O parlamentar apontou o descumprimento de acordos judiciais, em 2020, para as construções de novos prédios do Sistema Socioeducativo pelo Estado

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Deputado com o padre Aladim e representantes políticos de Juscimeira e Guiratinga

Foto: Samantha dos Anjos

Deputado com os prefeitos de Dom Aquino e Juscimeira

Foto: Samantha dos Anjos

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) participou da oficial, nessa segunda-feira (4), do novo prédio do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Rondonópolis, com capacidade para abrigar 60 menores infratores. A obra teve investimentos de R$ 7,5 milhões, sendo uma luta do parlamentar, por meio da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa, que apontou o descumprimento de acordos judiciais, no ano passado, pelo governo de Mato Grosso.

Delegado Claudinei havia feito a convocação do secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante, em junho de 2020, para falar na Comissão sobre o processo judicial, que tramitava desde 2006 e que teve recursos bloqueados e ficaram parados na conta do governo por cerca de seis anos, e que seriam destinados a construção de novos prédios do Sistema Socioeducativo. "Sobre essas ordens judiciais, havia tomado conhecimento que o Estado não construiu os prédios previstos para atender o Sistema Socioeducativo. m outubro de 2018, foi feito acordo judicial e nada havia sido resolvido. Havia um bloqueio judicial de mais de R$ 30 milhões para a construção desses prédios", lembra o parlamentar.

Nesse encontro, o secretário explicou que o governo estadual já havia providenciado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público (MPE), Defensoria Pública e Poder Judiciário de Mato Grosso para que fossem construídas as novas unidades nos municípios mato-grossenses de Tangará da Serra, Várzea Grande, Sinop, Barra do Garças, Cáceres e Cuiabá. No mês seguinte a essa reunião, o governador Mauro Mendes (DEM) assinou  a ordem de serviço para a construção do prédio de Rondonópolis.

Na cidade, a obra durou mais de um ano para ser concluída. “Essa obra teve um pequeno atraso e vai atender não só esse município, como cidades vizinhas, com capacidade para receber 60 menores infratores. Estive na entrega desse prédio pois foi uma luta nossa. Antes era um prédio antigo e sucateado que tinha cerca de 20 vagas”, explicou o deputado.

De acordo com informações do governo de Mato Grosso, a construção das novas unidades do Sistema Socioeducativo vão proporcionar o aumento de aproximadamente 289 vagas até o ano de 2022, sendo que o quantitativo atual é de 143.

 

 


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358