Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 6 de junho de 2022 16h22


MATO GROSSO

Delegado Claudinei pede união entre poderes no combate ao crime nas estradas de MT

Empresas do setor de transportes de cargas têm sofrido grandes prejuízos para o crime organizado

OLIMPIO PARREIRA DE VASCONCELOS / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Carley Welter, presidente da ANATC, destacou a importância da participação do deputado na busca pela melhoria das condições de trabalho dos profissionais que atuam no transporte de cargas

Foto: OLIMPIO PARREIRA DE VASCONCELOS

Mato Grosso é um dos maiores produtores agrícolas do país e depende do setor de transportes de cargas para escoar a produção. Ciente dos problemas enfrentados pelas empresas e profissionais do setor, que sofre com o alto índice de criminalidade, o deputado estadual Delegado Claudinei (PL) sempre se mostrou preocupado em ajudar na melhoria das condições de trabalho e na segurança dos produtos e equipamentos.  

Na semana passada, o deputado Claudinei participou do 1º Seminário "Roubo, Adulteração e Furto de Fertilizantes" realizado pela Associação das Empresas Agenciadoras de Transportes de Cargas (ANATC), em Rondonópolis. Durante sua fala, o delegado chamou a atenção para a importância da união da classe política.

“Temos que alertar a classe política, prefeitos, vereadores, deputados e senador da região para chamar a atenção para essa questão de melhorar as condições de trabalho no setor de transporte. Lutar para que o governador melhore a questão do ICMS, por exemplo”, disse o deputado.  

Em outro momento, Claudinei lembrou do tempo em que atuou como delegado na região sul de Mato Grosso e pôde ver de perto os problemas enfrentados pela classe dos transportes de cargas. 

“Como delegado tive a oportunidade de atuar contra o crime organizado na região sul. Atuava no roubo de combustível e pneu na região de Jaciara, prendemos assaltantes de carretas e cargas. Além de acabar com diversos esquemas de furtos a empresas da região”.  

O setor tem sofrido com aumento de roubos e furtos. Claudinei pede mais união entres os poderes para agilizar o trabalho das polícias contra os criminosos.

“Temos que ter uma legislação mais dura contra o crime nos transportes. Receptadores, ladrões de carga, todos têm que ficar presos. O Brasil é o país da impunidade. É importante o Poder Judiciário e o Ministério Público estarem juntos para verem a necessidade e o prejuízo que este setor está tendo em todo Mato Grosso.  

Carley Welter, presidente da ANATC, destacou a importância da participação do deputado na busca pela melhoria das condições de trabalho dos profissionais que atuam no transporte de cargas em Mato Grosso.  

“Como delegado ele sabe o que a gente sofre. Tem apoiado nossas reivindicações junto ao governo do estado, cobrando a melhoria na área de segurança pública. Agradeço muito a participação do deputado no seminário e por estar sempre junto conosco nesta batalha”, disse Carley.

Aumento nos casos

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), o número de roubos em 2022 aumentou, se comparamos com o ano anterior.

Entre janeiro e fevereiro de 2021, foram 13 roubos de carretas no estado, enquanto no mesmo período deste ano foram 25. Além disso, em todo o ano passado, 23 cargas foram roubadas. Este ano, apenas nos dois primeiros meses, 42 roubos de cargas foram registrados, um crescimento de 46%.


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358