Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 18 de março de 2020 10h57


AUDIÊNCIA PÚBLICA

Deputados debatem em Campo Novo do Parecis a implantação de escola militar

A audiência pública foi realizada na noite de segunda-feira (16) e contou com a participação dos deputados estaduais Delegado Claudinei (PSL) e Elizeu Nascimento (DC)

Sandra Costa / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Foto: MARCOS LOPES / ALMT

Uma audiência pública da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, realizada na noite de segunda-feira (16), debateu a implantação de uma escola cívico-militar em Campo Novo do Parecis junto a vários representantes do município. O evento foi o último realizado pelo Parlamento antes da divulgação da Resolução Administrativa nº 7 da Casa de Leis, que dispõe sobre as medidas temporárias adotadas pelo Legislativo no enfrentamento ao Coronavírus – Covid-19.

No evento, representaram a Assembleia Legislativa os deputados estaduais Elizeu Nascimento (DC) e Delegado Claudinei (PSL), que são, respectivamente, presidente e vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária. "Discutimos essa forma de educação compartilhada, em que temos os professores civis e também os professores militares. Estes que vão ministrar as suas disciplinas, principalmente voltadas ao patriotismo, aos símbolos do Brasil, ao Hino Nacional, questão de hierarquia para que os alunos entendam a necessidade de respeitar o próximo,  amar o país, de ser patriota, de respeitar os professores dentro de sala e os pais em casa”, declarou o deputado Delegado Claudinei.

Para o parlamentar, a escola militar é um diferencial que tem apresentado resultados positivos em todo o Brasil, com altos índices de aprovação no Enem e outros vestibulares. “Em Mato Grosso, temos oito escolas militares e a média de vagas é de 200 alunos. Então, a concorrência é grande. Em Campo Novo do Parecis, o prefeito Rafael está de parabéns, pois ele tem colaborado com ações na área de segurança pública, mostrando que não tem deixado essa área apenas para o Governo do Estado. Faz um trabalho diferenciado, fortalecendo a segurança pública em seu município. Vamos trabalhar para trazer a escola militar a Campo Novo do Parecis”, ressaltou o Delegado Claudinei.  

Na oportunidade, o prefeito da cidade, Rafael Machado (PSD), agradeceu a presença dos parlamentares estaduais, destacou que o município vem crescendo em ritmo acelerado e que a implantação de uma escola cívico-militar é a garantia de um futuro melhor para as crianças em idade escolar. 

“Para Campo Novo e toda nossa região, seria uma referência porque não temos nenhuma escola cívico-militar. Tangará da Serra é uma grande cidade, mas que não tem a escola militar. Então, tomamos essa iniciativa de convidar os deputados. A educação militar se ampara na disciplina, no patriotismo, nas questões de valores da família e acreditamos que é isso que falta hoje na nossa infância e juventude”, afirmou o prefeito. 

Para o presidente da Comissão de Segurança, Elizeu Nascimento, o objetivo da implantação da escola militar é disponibilizar excelência no ensino, além de transmitir valores morais, disciplina, patriotismo, o respeito à família, à pátria e o incentivo ao esporte, tirando jovens e adolescente da criminalidade. “Respeito ao professor, inclusive, que tem sido alvo de violência em sala de aula”, frisou Elizeu.

A audiência também contou com as presenças do comandante da 16ª Companhia Independente da Polícia Militar, tenente-coronel Fernando Schulz; do comandante do Núcleo Independente do Corpo de Bombeiros, tenente Marcel Bueno; da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Alessandra Costa Marques; da coordenadora do projeto Agente Mirim, Luciene Matte; e, representando a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o assessor pedagógico Cesar Augusto Guedes. 

Visita a escola municipal – Na terça-feira (17), pela manhã, os deputados Delegado Claudinei e Elizeu Nascimento ainda visitaram a Escola Municipal José Delfino Campos de Souza, inaugurada recentemente com recursos próprios da prefeitura, na ordem de R$ 6 milhões. “No primeiro ano, fizemos a reserva financeira; no segundo ano, trabalhamos com o projeto e as licenças e, em 2019, a execução da obra. Esta escola é um exemplo para todo estado de Mato Grosso. É uma obra que nos orgulha muito e que leva o nome do ex-delegado de polícia José Delfino, que atuou no nosso município”, explicou o prefeito Rafael Machado.


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358


Associadas


Galeria de Imagens