Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 31 de julho de 2019 11h03


PERMANÊNCIA

Reunião no dia 14 de agosto em Brasília pode definir situação do Incra em Rondonópolis

Deputado Thiago Silva participou da reunião na sede do Incra, em Cuiabá, buscando evitar o fechamento da unidade.

LUCAS PERRONE / Gabinete do deputado Thiago Silva



O deputado estadual Thiago Silva (MDB) destacou a necessidade de união da classe política para garantir a manutenção da unidade do Incra de Rondonópolis. O parlamentar participou, na manhã de terça-feira (30) de uma reunião na sede do Incra na capital para debater a situação. 

O superintendente do Incra, Ivanildo Teixeira Thomaz,  o Paulista, explicou que o fechamento da unidade é de uma decisão de Brasília (do governo federal) e deve-se a questões administrativas, em razão da necessidade da ocupação de cargos para funções internas dentro da unidade e que essa questão deverá ser definida após a reforma administrativa que será realizada na esfera federal.

Os prefeitos da região sudeste chegaram a propor um convênio, onde os municípios arcariam com os gastos para o funcionamento da unidade. Paulista, no entanto, reiterou que essa decisão depende de trâmites em Brasília. 

Durante a reunião, o senador Wellington Fagundes, via telefone, propôs uma audiência com o presidente nacional do Incra, general de Exército, João Carlos Jesus Corrêa,  para reforçar os pedidos e definir a questão. A reunião está agendada para o dia 14 de agosto na capital federal. “Temos que nos unir para resolver esse problema,  o fechamento da unidade de Rondonópolis é muito grave,  pois deixa famílias de mais de 70 assentamentos sem auxilio e com a necessidade de vir até Cuiabá”, disse o deputado Thiago Silva.

A reunião contou com a participação do prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio; dos vereadores Adonias Fernandes, Claudio da Farmácia, Juary Miranda de Moraes e Bilu do Depósito de Areia; além dos deputados estaduais, Thiago Silva, Janaína Riva e Wilson Santos e o parlamentar federal, Doutor Leonardo. 

Funasa - O grupo ainda participou de uma reunião na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) onde foi cobrado o retorno das obras de construção de poços artesianos na região sudeste.  O superintendente estadual, Francisco Holanildo Silva Lima, explicou que devido a problemas técnicos as obras foram paralisadas e que devem retornar em breve. “Recebemos a garantia da Funasa que as obras deverão retornar em prazo de 20 dias”, destacou Thiago Silva.

 

Grupo também debateu a situação dos poços artesianos que serão construídos pela Funasa na região

Foto: LUCAS PERRONE


Gabinete do deputado Thiago Silva