Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 29 de julho de 2019 07h13


RISCO

Deputado defende manutenção da Unidade do Incra de Rondonópolis

Região conta com mais de 70 assentamentos que necessitam de apoio do Incra

LUCAS PERRONE / Gabinete do deputado Thiago Silva



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado Thiago Silva (MDB) defendeu a manutenção da Unidade Avançada do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondonópolis. Thiago entende que é necessário o funcionamento da unidade para atender a demanda, principalmente dos mais de 3 mil assentados da região sudeste do Estado.

O possível fechamento do Incra de Rondonópolis trará prejuízos e custo aos trabalhadores rurais, que precisaram se deslocar até Cuiabá para serem atendidos.

O deputado estadual pretende buscar o entendimento para reverter à situação. Thiago Silva conversou com o Superintendente do Incra, Ivanildo Teixeira Thomaz, o  Paulista, que informou sobre a exoneração do chefe da Unidade e da existência do estudo para transferir a unidade para outro município.

O parlamentar está buscando junto a bancada federal apoio para atender as necessidades estruturais e a permanência de servidores para manter o funcionamento da unidade.  Thiago manteve contato também com o prefeito de Pedra Preta, Juvenal Pereira de Brito, o Ná, para tentar uma forma de envolver os gestores da região na questão.

O Incra de Rondonópolis atende 17 municípios do sudeste do Estado e, caso seja de fato transferido, mais de 70 assentamentos poderão ficar desassistidos. “Defendo a manutenção (da unidade). Nossa cidade e região de forma alguma pode perder essa conquista”, destacou o parlamentar.

O presidente da Câmara de Vereadores de Rondonópolis, Cláudio Antônio de Carvalho, o Cláudio da Farmácia, também pediu apoio ao deputado para tentar evitar o fechamento. 

Thiago lembrou que vem defendendo a unidade do Incra desde quando foi vereador em Rondonópolis, quando ajudou a aprovar a cessão do imóvel para o funcionamento e defendeu em diversas oportunidades o funcionamento e o trabalho dos servidores do Instituto.

O parlamentar também destacou a necessidade do fortalecimento dos trabalhos. “Temos que avançar mais, garantir uma estrutura para atender todas as demandas aqui e deixar o mínimo de serviços para ser feito na superintendência em Cuiabá. Nossa missão é garantir o máximo de autonomia para a unidade, além de ajudar no seu funcionamento pleno”, disse.


Gabinete do deputado Thiago Silva