Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 29 de outubro de 2019 14h35


AGRICULTURA FAMILIAR

Deputado Thiago acompanha perfuração de poços na Rodovia do Peixe

Thiago Silva defende a bandeira dos pequenos produtores no Parlamento estadual

HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / Gabinete do deputado Thiago Silva



Deputado acompanha trabalho in loco junto dos pequenos produtores da região sudeste

Foto: HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) esteve, na última sexta-feira (25), na Rodovia do Peixe (MT-471), em Rondonópolis, acompanhando a perfuração de poços artesianos que vão contemplar a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Gleba Selva de Pedra, Gleba São José da Boa Esperança e São João Batista. 

Máquinas e homens da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) trabalham em ritmo acelerado para a conclusão do serviço. A primeira perfuração já foi concluída e com boa vazão de água potável. “É água excelente. Acabou nosso problema de abastecimento. Agora conseguimos água para consumo humano e também para nossos animais e plantação. Obrigado pelo esforço e atenção com nossa região, deputado Thiago Silva”, quem afirma é o presidente da associação, Alcimar Borges.

A situação das comunidades rurais era considerada crítica. Cerca de 60% do abastecimento era feito por minas d'água, mas com o longo período de seca, parte das nascentes secaram ou estão com níveis abaixo da média. “Levamos o pedido de ajuda da comunidade pessoalmente para o deputado federal Carlos Bezerra, que ajudou a intermediar junto à Funasa. Temos pedidos aqui de pequenos produtores para a perfuração de poços que duram mais de 10 anos. O trabalho em conjunto mais uma vez produziu bons resultados. A escassez de água está perto de acabar”, garante Thiago Silva.

De acordo com o convênio, após a perfuração dos três poços artesianos, a Prefeitura de Rondonópolis entrará com contrapartida de sistema de bombeamento e caixas d'água. A estimativa é de que mais de mil pessoas serão beneficiadas com o abastecimento por poços.


Gabinete do deputado Thiago Silva