Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 7 de junho de 2021 08h55


SUSTENTABILIDADE

Lei e projetos em tramitação buscam defesa do meio ambiente

Thiago Silva tem trabalhado com projeto em prol da arborização e preservação dos biomas de MT

HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / Gabinete do deputado Thiago Silva



Thiago na plenária da AL

Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual Thiago Silva tem dedicado seu mandato para trabalhar em prol de ações que fomentam a arborização de áreas públicas e a preservação do meio ambiente. É de sua autoria a Lei 11.376/2021 que cria o Programa Raízes de Mato Grosso. O objetivo do programa é preservar e ampliar o número de árvores em áreas públicas do estado. De acordo com a lei, o programa visa à preservação das áreas arborizadas públicas, com o objetivo de implantar e preservar a arborização, visando assegurar condições ambientais e paisagísticas.

“Essa nova lei será de grande valia para que possamos aumentar o número de árvores em áreas públicas de Mato Grosso. Precisamos incentivar a plantação de árvores, pois é importante que tenhamos áreas sombreadas e preservadas, que tragam qualidade de vida para o cidadão”, disse o deputado.

O deputado também é autor do Projeto de Lei 1115/2019, aprovado em segunda votação na Assembleia, que dispõe sobre a implantação de Escolas Sustentáveis e do Projeto de Lei 1154/2019 que trata da coleta, reutilização e reciclagem de lixo tecnológico em MT. Neste sábado, 05/06, a equipe do deputado Thiago também participou de ação desenvolvida pela ONG Protetores do Córrego Escondidinho com a limpeza de nascentes e plantio de mudas de árvores. A ação contou com apoio dos estudantes da Unic, Prefeitura, população, URAMB e Ong’s.

Cursos sustentáveis - No último dia 2, durante as aulas de panificação do curso técnico do Senai, ofertado por meio de emenda do deputado Thiago Silva, os alunos realizaram experiências culinárias utilizando alimentos reaproveitáveis, em alusão a semana do meio ambiente. No curso foi ensinado o reaproveitamento de sobras para o uso em farinha de rosca, torradas e etc.
 “Mato Grosso possui três biomas e precisamos pensar a preservação e a conservação da nossa rica flora e fauna. Temos Amazônia, Cerrado e Pantanal e é o nosso dever pensar atitudes sustentáveis visando cuidar do patrimônio ambiente que temos em nosso estado”, disse Thiago Silva.
Nos próximos dias 11 e 18, o deputado Thiago promove o projeto social Flor do Cerrado com oficinas de reaproveitamento de alimentos, em parceria com a Cáritas Diocesana de Rondonópolis.


Gabinete do deputado Thiago Silva