Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 30 de outubro de 2019 08h13


LITERATURA

Projeto "Árvore do Saber" prevê incentivo à leitura em MT

Thiago Silva é defensor das pautas da educação no estado

HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / Gabinete do deputado Thiago Silva



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

De autoria do deputado estadual Thiago Silva, o projeto de lei 537/2019, que institui o programa Árvore do Saber, está tramitando na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e prevê o incentivo à leitura nos 141 municípios do estado.

O projeto tem como objetivo o incentivo à produção literária, promoção do acesso aos livros para os jovens, preservação da cultura e aprimoramento do exercício da interpretação de texto. Para votação no Plenário da Assembleia, o projeto aguarda votação no Núcleo Social da Casa de Leis.

“Acredito que o incentivo à leitura seja a melhor forma de apoio à formação dos jovens estudantes, pois hoje vemos todos conectados via celular, mas a tradição dos livros e a literatura fazem parte da história do brasileiro e favorece na interpretação de texto, uma carência hoje das nossas crianças”, disse o parlamentar.

Segundo o jovem estudante Hélio Braga, de 15 anos, a leitura é algo que torna o cidadão ainda mais preparado para o futuro e os estudantes carecem de política pública que incentive o jovem a se qualificar e fazer o resgate cultural por meio da rica literatura brasileira.

Entre as diretrizes do projeto, estão: estimular a utilização do livro como instrumento de informação, pesquisa, entretenimento e formação de crianças, jovens, adultos e idosos, promover o hábito da leitura de maneira lúdica com o auxílio de mobiliários e objetos especialmente desenvolvidos para associar os livros aos brinquedos, realizar e apoiar eventos de toda natureza para difundir o livro e instalar novas bibliotecas públicas no estado, implementando parcerias com entes públicos e a iniciativa privada.


Gabinete do deputado Thiago Silva