Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 21 de julho de 2020 10h46


EDUCACÃO

Deputado defende aprovação do Fundeb permanente

PEC é destaque no Congresso Nacional, em Brasília (DF), neste mês de julho.

HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / Gabinete do deputado Thiago Silva



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Defensor da pauta educacional, o deputado Thiago Silva (MDB), que é vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, tem defendido a importância da aprovação do novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), pauta destaque no Congresso Nacional, em Brasília (DF), neste mês de julho.

O fundo é uma das principais fontes de financiamento da manutenção da educação pública nos estados brasileiros e serve tanto para pagamento dos professores quanto para a manutenção de creches e escolas.

O deputado defende tornar o Fundeb constitucional, para garantir o fortalecimento da educação nos próximos anos. Na proposta do novo Fundeb, o fundo deverá ser permanente e aumenta, em dez pontos percentuais, nos próximos seis anos, a fatia de repasse dos recursos da União, que atualmente é de 10%.

“A educação básica deve ser priorizada pelo Estado para a garantia de futuro digno do povo mato-grossense, do Brasil! Não podemos ameaçar os avanços que tivemos na educação com o Fundeb, que vence em 2020. A educação é imprescindível para o futuro das crianças e adolescentes e precisa ter um fundo permanente! Precisamos reduzir o número de analfabetos e pessoas fora da escola e lutar pela qualidade da educação como política de Estado!”, disse Thiago Silva.

Em setembro de 2019, quando Thiago era presidente da Comissão de Educação da ALMT, foi realizado um evento que reuniu todas as comissões de educação das assembleias legislativas dos estados brasileiros para discutir a importância do Fundeb para o futuro da educação nacional, com a presença da relatora do Projeto de Emenda Constitucional (PEC), na Câmara Federal, deputada Dorinha Seabra (DEM).


Gabinete do deputado Thiago Silva