Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 31 de janeiro de 2020 07h30


REGIÃO SUDESTE

Thiago Silva defende fortalecimento da economia e fomento da industrialização em MT

Parlamentar pede foco na chegada de indústrias

HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / Gabinete do deputado Thiago Silva



Thiago Silva discursa na AL-MT

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Thiago Silva tem defendido, em suas manifestações, a industrialização em Mato Grosso como um instrumento importantíssimo que pode promover aceleramento do crescimento e a estabilidade econômica, elevando a capacidade produtiva, estimulando o progresso e atraindo novos investimentos para o estado. 

Devido ao crescimento econômico propiciado pelas exportações, Mato Grosso tornou-se um dos principais produtores e exportadores de grãos do Brasil e entre os municípios que se destacam na exportação está Rondonópolis, em segunda colocação no ranking estadual. 

O município está em uma localidade privilegiada por ser considerado a porta de entrada pelas BRs 163/364. Atualmente, a cidade é a segunda economia de Mato Grosso, registrando um PIB de pouco mais de 9,5 bilhões de reais com crescimento em decorrência do setor de serviços, estando o setor industrial em segundo lugar.

Thiago Silva ressalta a grandeza do nosso estado, porém considera que ainda estamos tímidos no fortalecimento do setor industrial. “Um estado rico como o nosso não pode depender apenas da produção e exportação de matérias-primas. Temos que pensar grande, e o fortalecimento industrial é o caminho para atrair novas empresas, gerar novas oportunidades de emprego, fortalecer as regiões produtivas e uma melhor distribuição de renda. Rondonópolis pode se tornar uma grande potência da indústria têxtil e isso ajuda no desenvolvimento da indústria, pois desperta outros investimentos como o segmento de máquinas e equipamentos”, disse o parlamentar.

A região sudeste do estado é destaque no que tange à produção de grãos e possui uma pecuária forte no seu entorno, entretanto o deputado destaca que "é necessário que seja estimulado o setor industrial para o fortalecimento da cadeia produtiva na região, geração de oportunidades de emprego e uma melhor distribuição dessa riqueza. Dessa forma, se faz necessário a implementação de uma política planejada voltada para as indústrias pequenas, médias e de grande porte, com obras estruturantes, sobretudo, uma política de desburocratização dos licenciamentos obrigatórios".

“A robustez e a diversificada produção do estado, associada ao fortalecimento industrial, fomentada por uma sólida base tecnológica para a geração de produtos de alto valor agregado, proporcionaria uma grande oferta e demanda de serviços, alavancando todos os fatores socioeconômicos em Mato Grosso”, pontua Thiago Silva.


Gabinete do deputado Thiago Silva