Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 29 de junho de 2022 17h52


Projeto de lei

Projeto que prevê tratamento de chorume em lixões é aprovado em primeira votação

Lixiviado é atrativo de vetores de doenças e é altamente poluente

CAROLINA COUTINHO / Gabinete do deputado Faissal



A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em primeira votação, o projeto de lei 595/2022, que prevê o tratamento do lixiviado em aterros sanitários no estado. De autoria do deputado estadual Faissal Calil (Cidadania), a propositura dá prazo de até dois anos para que os locais se adequem, evitando assim a contaminação do solo com o chorume.

Lixiviado é o líquido resultante da infiltração de águas pluviais no maciço de resíduos, da umidade dos resíduos e da água de constituição de resíduos orgânicos liberados durante sua decomposição no corpo do aterro sanitário. A formação do chorume é o resultado da decomposição bacteriana da matéria orgânica.

“Esse é um projeto que tentei aprovar em 2019 e chegamos a fazer uma audiência pública para tratar sobre resíduos sólidos na Casa. Infelizmente ainda estamos atrasados em relação a isso. Não existe uma lei federal que obrigue os aterros sanitários a tratar o chorume. O lixo sólido que vai para os lixões não é tratado e aquele líquido adentra o solo e acaba contaminando os lençóis freáticos. Existe tecnologia para transformar isso”, afirmou Faissal.

Além de possuir um cheiro forte e desagradável, e ser um atrativo de vetores de doenças, como moscas e roedores, o chorume originado em aterros sanitários e lixões é altamente poluente. O líquido possui grande concentração de substâncias tóxicas e metais pesados, podendo contaminar as águas do subsolo nas proximidades e provocar consequências extremamente sérias para o meio ambiente e para a saúde pública.


Gabinete do deputado Faissal

Telefone: (65) 3313-6740

E-mail: deputadofaissal@al.mt.gov.br