Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 10 de setembro de 2021 10h30


REQUERIMENTO

Faissal pede retomada de cirurgias eletivas nos hospitais públicos

Deputado também solicitou informações junto a SES sobre Programa Mais Cirurgias.

CAROLINA COUTINHO / Gabinete do deputado Faissal



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Faissal Calil (PV) apresentou na sessão de quinta-feira (9), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Requerimento 466/2021 solicitando junto a Secretaria de Estado de Saúde (SES) um detalhamento sobre a situação do Programa Mais Cirurgias, anunciado pelo governo do estado.  O parlamentar também pede a retomada das cirurgias eletivas em Mato Grosso.

Faissal apontou no Requerimento que, com a suspensão temporária das cirurgias eletivas, a situação de saúde dos pacientes acaba se agravando. Por conta disso, eles acabam tendo que se socorrer nos hospitais, tendo, muitas vezes, seu estado de saúde em situação ainda mais grave, carecendo de intervenção cirúrgica de urgência/emergência, o que gera custos ainda maiores para o Estado de Mato Grosso.

O deputado ressaltou ainda que esta modalidade de cirurgia já foi retomada em todo o setor privado, obedecendo as orientações sanitárias. Antes das intervenções cirúrgicas, são realizados testes RT-PCR nos pacientes, equipamentos de proteção individual (EPI’s)  para os profissionais da saúde, e todo cuidado aprendido nesse período de pandemia, situação oposta aos hospitais públicos.

“As cirurgias eletivas estão suspensas há um ano e meio e queria saber se o governo, que agora tem todo este superávit, começará a fazer uma limpeza nesta fila. Também peço um olhar especial para as cirurgias pediátricas, tendo em vista que em nosso Estado ainda não temos um hospital especializado no público infantil. Precisamos que o Executivo retorne este tipo de modalidade de atendimento o mais rápido possível”, afirmou.


Gabinete do deputado Faissal

Telefone: (65) 3313-6740

E-mail: deputadofaissal@al.mt.gov.br