Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 21 de setembro de 2020 10h11


HOMENAGEM

Projeto de lei propõe que escolas estaduais recebam nome de educadores

Pela proposta, os estabelecimentos de ensino deverão  ter os nomes de educadores e professores que se destacaram perante a comunidade escolar no serviço público ou privado em prol de uma educação de qualidade.

CAROLINA COUTINHO / Gabinete do deputado Faissal



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Faissal Calil (PV) apresentou, na sessão plenária de quarta-feira (16), o Projeto de Lei (PL) nº 806/2020, que  trata sobre a denominação de escolas da rede pública estadual.

A matéria propõe que as unidades escolares da rede estadual de ensino deverão utilizar a expressão "Escola Estadual" seguida do nome escolhido pela comunidade escolar.  Segundo o parlamentar, os estabelecimentos de ensino deverão  ter os nomes de educadores e professores que se destacaram perante a comunidade escolar no serviço público ou privado em prol de uma educação de qualidade. 

“O PL tem por objetivo homenagear os professores e educadores que contribuem para o desenvolvimento do nosso estado, dos primeiros anos de vida na educação infantil aos mais elevados níveis de formação acadêmica, na graduação e pós-graduação. A contribuição do professor se dá não somente no conhecimento teórico e estruturado pelo sistema educacional, mas, também, em diferentes aspectos da vida do aluno”, explicou o deputado.

Para o parlamentar, o educador compartilha valores e promove a autoestima de cada estudante ao reconhecer seus potenciais e explorá-los durante o ensino.

“No dia a dia escolar, é o professor quem cultiva o olhar ético e as atitudes respeitosas para com os colegas de sala e demais colaboradores do ensino, mediando situações e promovendo os mecanismos necessários para que a criança cresça com consciência e respeito a todos os que vivem a seu redor. Contudo, é necessário eternizar como forma de reconhecimento no meio escolar o nome dos referidos profissionais que dedicam suas vidas para ensinar ao próximo”, concluiu.


Gabinete do deputado Faissal

Telefone: (65) 3313-6740

E-mail: deputadofaissal@al.mt.gov.br