Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 18 de setembro de 2019 17h22


SEGURANÇA NA FRONTEIRA

Deputado comemora reativação do ‘Posto do Limão’ em Cáceres

A reativação da base operacional do Gefron foi uma indicação do Dr. Gimenez (PV) no mês de fevereiro, por ser um posto estratégico de combate à criminalidade.

ROSE DOMINGUES / Gabinete do deputado Dr. Gimenez



Governador Mauro Mendes e Dr. Gimenez trataram de pautas voltadas à região oeste, entre elas, a prioridade é segurança

Foto: ROSE DOMINGUES

O deputado estadual Dr. Gimenez (PV) comemorou a instalação da nova base operacional do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), no município de Cáceres (250 km a oeste da capital). O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (18), na BR-070, com a presença do governador Mauro Mendes e do secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante. 

“Após 10 anos, sem dúvida a reabertura é uma grande conquista para mais de 20 municípios e milhares de famílias dessa região que fazem fronteira com a Bolívia e estão em uma área sensível à criminalidade”. O parlamentar explica que a reabertura foi uma indicação feita por ele no início de mandato, no mês fevereiro deste ano. 

De acordo com o governador Mauro Mendes, a obra aproximadamente de R$ 820 mil é resultado de parceria entre Governo, Prefeitura de Cáceres, Poder Judiciário e sociedade civil organizada. “Só neste ano a base apreendeu quase 5 toneladas de drogas, o que com certeza aliviou a criminalidade para milhares de famílias no estado, e o nosso objetivo é fortalecer cada vez mais o policiamento dessa região”.

Com uma área total de 355,95 m², o Posto do Limão tem um espaço para atendimento ao público, alojamentos masculino e feminino, sala de exame, cozinha, banheiros, além disso, a nova sede contará também com posto de fiscalização com atendimento 24 horas. Durante a reinauguração, foram entregues pelo governador 45 fuzis para a tropa, a partir de uma parceria com Ministério Público.

Com uma área total de 355,95 m², o Posto do Limão contou com investimentos de R$ 820 mil

Foto: ROSE DOMINGUES

Para o coordenador do Gefron, coronel PM José Nildo de Oliveira, mesmo a polícia militar estando presente nos 141 municípios mato-grossenses e ofereça atenção especial à fronteira, as necessidades de melhorias realmente são muitas e demandam sensibilização do governo federal. "Com melhor estrutura e integração, vamos impedir o tráfico estadual, nacional e internacional de drogas e os crimes advindos dele”.

O Grupo de Fronteira, com base operacional em Porto Espiridião, passou a operar na repressão aos crimes transfronteiriços há 17 anos (ano de 2002), atualmente possui 140 policiais que realizam patrulhamentos em rodovias, estradas vicinais, operações, barreiras fixas e volantes para repressão ao tráfico de drogas e contrabando, evasão de divisas e roubos de veículos.

Entre as outras autoridades presentes na solenidade estavam o deputado estadual Valmir Moretto (PRB), o delegado-geral da Polícia Judiciária Civil, Mário Dermeval Aravechia de Resende, o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Renaldo Loffi, autoridades dos municípios e representantes de produtores rurais da região. 

Demandas da fronteira

A faixa de fronteira de Mato Grosso compreende cerca de 900 km de extensão, abrange um total de 28 municípios e cerca de 530 mil habitantes, sendo 382,8 mil em 23 municípios da região oeste. E a ação dos bandidos é cada vez mais violenta, com roubo seguido de cárcere privado. Por entender a carência de estrutura na área de segurança pública, Dr. Gimenez possui inúmeras indicações aos governos estadual e federal.

A faixa de fronteira de Mato Grosso compreende cerca de 900 km de extensão, abrange um total de 28 municípios e cerca de 530 mil habitantes

Foto: ROSE DOMINGUES

•    Na esfera federal: a construção de uma penitenciária de segurança máxima em Cáceres, recursos para a construção de uma unidade própria da polícia judiciária civil (PJC) em Mirassol D’Oeste e viaturas para as polícias civil, militar e Gefron (Grupo Especial de Segurança de Fronteira), que devem ser 4 x 4 e com tração para rodar nas estradas da região. 

•    Na esfera estadual: a instalação de uma gerência do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), no município de Porto Espiridião, localizado na linha de fronteira (divisa), e a aquisição de um helicóptero para agilizar o atendimento das ocorrências; a instalação de câmeras de segurança no modelo OCR (leitores ópticos de caracteres), com o intuito de contribuir com o serviço de inteligência desenvolvido; e também o aumento do efetivo policial na região.

Sobre o deputado

Luís Amilton Gimenez, 67 anos, conhecido como Dr. Gimenez, é médico com mais de 40 anos de profissão, voltado ao atendimento de crianças. Este é seu primeiro mandato como deputado estadual, representando o município de São José dos Quatro Marcos (300 km de Cuiabá), região oeste. Ele foi eleito com 12.058 votos nas eleições de 2018. 
 

Dr. Gimenez possui inúmeras reivindicações aos governos federal e estadual, entre elas, a instalação de uma gerência do Ciopaer em Porto Espiridião

Foto: ROSE DOMINGUES


Gabinete do deputado Dr. Gimenez


Associadas


Galeria de Imagens


Notícias