Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 25 de novembro de 2021 16h17


DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Dr. Gimenez comemora ações do governo durante evento com prefeitos da região oeste

A reunião com os 22 gestores municipais e demais lideranças da região oeste ocorreu na manhã desta quinta-feira (25), no Palácio Paiaguás

ROSE DOMINGUES / Gabinete do deputado Dr. Gimenez



Deputado representa região oeste hoje no parlamento mato-grossense

Foto: ROSE DOMINGUES

Dr. Gimenez agradeceu o governador Mauro Mendes pelas ações e investimentos

Foto: ROSE DOMINGUES

O deputado estadual Dr. Gimenez (PV) comemorou os investimentos e ações do governo estadual na região oeste durante evento na manhã desta quinta-feira (25), no Palácio Paiaguás. Os 22 prefeitos foram ouvidos pelo governador Mauro Mendes e sua equipe de secretários com o intuito de traçar metas para os próximos anos.

“Este é sem dúvida um momento histórico para todos nós, porque, podemos não ser o ‘vale dos esquecidos’, mas certamente não temos sido lembrados pelas sucessivas administrações estaduais. Apesar de todas as adversidades enfrentadas, é momento de celebrar a retomada do desenvolvimento na região”, disse o parlamentar.

Mauro Mendes enalteceu o polo regional por se destacar em áreas como pecuária, de corte e de leite, e agricultura familiar, esclarecendo que a demanda por alimentos deverá crescer em mais de 20% nos próximos anos em todo o mundo. Mas apenas o Brasil – e Mato Grosso – terá capacidade de aumentar em 40% a sua produção.

“Nós precisamos traçar alternativas e oportunidades de fortalecimento e expansão das cadeias produtivas para os próximos 10 anos. A região oeste é fundamental neste cenário como celeiro de oportunidades. Porém, essa transformação só será possível por meio da união de esforços e planejamento”, salientou o governador.  

Para o prefeito de Mirassol D’Oeste, Hector Alvares Bezerra, as perspectivas são muito positivas, já que existe um estoque de aproximadamente 420 milhões de toneladas de fosfato e ferro na Serra do Caeté para ser comercializado pelos próximos 700 anos. “Viemos buscar o apoio do governador para a instalação de uma empresa de Belo Horizonte, que já está com estudos de viabilidade em andamento por instituições do Canadá”.  

As tratativas para a exploração dos minérios, conforme Hector, iniciaram-se em 2013. Além de fomentar emprego, renda e gerar oportunidades de negócio para todos os municípios do entorno, também deve suprir a demanda do agronegócio que não precisará mais importar os produtos. “Vamos potencializar a produção em Mato Grosso e mudar totalmente o cenário econômico da região oeste”.

O prefeito de Jauru, Valdeci José de Souza, o “Passarinho”, propôs a necessidade de mais investimentos na infraestrutura para beneficiar toda a cadeia produtiva e também o turismo. Uma das obras aguardadas é a ligação da MT 388 à BR 364, reduzindo o trajeto de 500 para 200 km de uma região para a outra, além de incluir os municípios da microrregião de Mirassol D’Oeste.

“Hoje, como está, com a rodovia passando por fora, aumentando a área de trajeto em 300 quilômetros e ainda excluindo cidades como Mirassol, Quatro Marcos, Jauru e Vale de São Domingos, queremos propor uma mudança estratégica que beneficie a todos”, pontou o prefeito que se sentiu prestigiado pelo convite do governo. “Essa atenção aos prefeitos é realmente inédita e fundamental”.  

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, pontou que existe uma expectativa muito grande em relação a importantes projetos em andamento na Secretaria de Estado de Infraestrutura, entre eles, a ZPE e o aeroporto, que está em processo de licitação. “Somos hoje o polo de toda a região em várias áreas, portanto, todos esses investimentos beneficiarão milhares de moradores, dezenas de municípios, e impulsionarão o desenvolvimento de todo o oeste de Mato Grosso, divisa com a Bolívia, portanto, é com alegria que participamos e elaboramos um plano de ação conjunto”.  

AÇÕES E OBRAS - Mauro Mendes apresentou um balanço dos principais investimentos feitos na região,  entre eles, 560,9 km de asfalto (novo, em andamento, em licitação e em projeto). De asfalto restaurado, há 362,1 km, entre os entregues e os que estão em obras. Outra obra em finalização é a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, que saiu do papel após 30 anos de expectativa, com investimentos de mais de R$ 15 milhões.  

Em relação à Agricultura Familiar, foram entregues 21 máquinas e equipamentos, 15 veículos, um caminhão, 24 resfriadores de leite, 177 caixas de abelha, entre outras entregas. Na saúde, houve ampliação do Hospital Regional de Cáceres com 10 novas UTIs e 20 leitos de enfermaria. De repasses aos municípios da região para a saúde, foram mais de R$ 58 milhões.

AUTORIDADES PRESENTES – Além dos 22 prefeitos, participaram o deputado federal Neri Geller, os deputados estaduais Max Russi (presidente da Assembleia Legislativa), Valmir Moretto e Dilmar Dal Bosco; toda equipe de secretários do governo, entre eles, Mauro Carvalho (Casa Civil), César Miranda (Desenvolvimento Econômico) e Marcelo de Oliveira (Infraestrutura), e o delegado geral da Polícia Civil, Mário Dermeval.


Gabinete do deputado Dr. Gimenez


Associadas


Imagens