Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 24 de junho de 2022 12h06


RECONHECIMENTO

Assembleia Legislativa homenageia pioneiros de Mato Grosso

Ao todo foram concedidos 35 títulos de cidadão mato-grossense e uma Medalha de Honra ao Mérito Esportivo “João Batista Jaudy” ao atleta da seleção brasileira de goalball, Romário Diego Marques.

MICHEL FERREIRA DE SOUZA / Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin



Foto: Helder Faria

Empresários, jornalistas, profissionais liberais, produtores rurais, donas de casas, agentes políticos, entre outras personalidades, foram agraciados com a entrega de título de cidadão mato-grossense, nesta quarta-feira (22), durante sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Proposta pelo deputado estadual Xuxu Dal Molin (UB), a solenidade teve por objetivo homenagear moradores de diferentes regiões do país os quais contribuíram efetivamente com o desenvolvimento do estado. Ao todo foram concedidos 35 títulos de cidadão mato-grossense e uma Medalha de Honra ao Mérito Esportivo “João Batista Jaudy” ao atleta da seleção brasileira de goalball, Romário Diego Marques.

“Se hoje somos um estado promissor e espelho para o restante do país, muito se deve ao empenho e a dedicação dessas pessoas. Homens e mulheres que deixaram sua terra natal para juntamente com aqueles nascidos aqui, desbravar os quatro cantos de Mato Grosso. Vocês são referências em suas respectivas regiões. Diante disso, nada mais justo que a Assembleia Legislativa preste essa singela homenagem”, visivelmente emocionado disse Xuxu Dal Molin.

O empresário Gilvano de Ávila conhece bem esse processo de desenvolvimento. Natural de Santa Isabel, região Oeste do Paraná, ele chegou em Sorriso com apenas um ano de vida. De lá pra cá muita coisa mudou, com exceção da reciprocidade ao povo que o acolheu desde pequenininho.

Para retribuir todo esse carinho, o empresário divide o tempo entre os negócios da família e atividades de cunho sociais, entre elas a presidência do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg).

“Chegamos em Sorriso na década de 70. Naquela época era tudo estrada de chão (sic). Pra você ter uma ideia demoramos entre quatro e cinco dias para ir de Cuiabá à Sorriso. Confesso que não era fácil, mas o amor por essa terra e o seu povo sempre nos motivou”, disse sorridente.

Outro homenageado que não escondeu o entusiasmo ao falar do carinho que sente pelo estado foi o empresário Nadir Sucolotti. Ao deixar o Rio Grande do Sul para empreender em Mato Grosso, ele detalhou as dificuldades encontradas pelos primeiros moradores de Sorriso.

“Quando chegamos aqui encontramos uma pequena colônia iniciando na sojicultura. Sorriso não tinha água e nem energia elétrica. A primeira coisa que fazíamos ao descarregar a mudança era perfurar um poço artesiano e depois colocar um motor para gerar energia. Sabe, era tudo muito difícil e hoje ao olhar para trás sinto-me orgulhoso por ter contribuído e continuar contribuindo com esse processo de desenvolvimento”, afirma Sucolotti.

“Estou lisonjeada. Pra mim é motivo de orgulho estar aqui, na Casa do povo, representante as mulheres políticas deste estado que me acolheu de forma tão carinhosa”, complementaram a produtora rural e vice-prefeita de Alta Floresta, Roseli Gomes da Silva Zampazio (PSC).

 Vereador por Colniza, Nayra Beni, endossou o posicionamento da vice-prefeita ao destacar o reconhecimento do público feminino em um setor ao qual ainda é predominante a presença de homens.

“A mulher vem a cada dia galgando seu espaço na vida pública. No entanto, ainda temos um longo caminho a ser percorrido. Estar aqui hoje, representando todas as pioneiras do estado é motivo de orgulho. Ainda mais agora com o reconhecimento de cidadã mato-grossense. Agradeceu ao deputado Xuxu Dal Molin por honrar e valorizar o público feminino”, assinala.

 

Confira abaixo a lista das personalidades agraciadas: 

Altemir Trapp

Ana Carolina

Ana Paula Soares de Araújo

Andraus Araújo Lima (Cuiabano Lima)

Benedito Braga

Cristiane Lazarin Feijó

Daise Martins de Souza

Damares Regina Alves

Dejane Arnhold de Andrade

Delia Claudete Schneider

Edeon Vaz Ferreira

Elton Mazette

Enio Luiz Perin

Gilvano de Ávila

Ida Beatriz Machado M. de Sá

Idene Botelho Viana da Silva

Ilson José Redivo

Joana Gregório de Lima Obuti

Julce Maria Caregnato Lucion

Katia Naomi Yabusame

Leandro Félix

Leocir José Faccio

Maksaila Amaral Moura Campos

Manoel Carlos de Oliveira

Marcelo Joventino Coelho

Marilda Garofolo Sperandio

Nadir Sucolotti

Nayara Beni da Silva

Nelci Perin

Paula Regina de Toledo Ribeiro

Ramiro Hofmaister de Almeida M. Costa

Roseli Gomes da Silva Rampazio

Tania Balbinotti

Valdinei Iori

Valdocir Rovaris

Romário Diego Marques


Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin


Relacionadas


Galeria de Imagens