Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 2 de dezembro de 2019 11h20


RECONHECIMENTO

Representantes de diversos segmentos são homenageados em sessão solene

Bombeiros, Instituto dos Cegos e atletas estavam entre as quase 100 pessoas e instituições homenageadas por Xuxu Dal Molin com títulos de cidadania e moções de aplausos.

KATIANA PEREIRA / Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin



Foto: Ronaldo Mazza

O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) fez uma noite de homenagem para referendar pessoas, instituições e empresas que, de uma forma ou de outra, através de seus feitos, contribuíram com o estado de Mato Grosso. Ao todo, foram concedidos 98 moções de aplausos e cinco títulos de cidadão mato-grossense. A sessão solene aconteceu na noite de quinta-feira (28), às 19h, no Plenário Renê Barbour da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em Cuiabá.

“Esse é um momento muito importante para todos nós, tanto para quem recebe a homenagem como para quem a concede. Chegado o fim de ano, é o momento que temos para refletir sobre as ações de todo o ano e reconhecer as ações de quem colaborou com o nosso estado”, disse o parlamentar, durante a cerimônia.

O Instituto dos Cegos de Mato Grosso (Icemat), bem como todos os seus integrantes – presidente, professores, motoristas, auxiliar de serviços gerais, administrativo –, foi uma das instituições homenageadas. O presidente do Icemat, Udeilson Cézar de Arruda, agradeceu o reconhecimento.

“O instituto fez 40 anos e muito nos honra esse reconhecimento. Estamos em uma constante busca por mais autonomia e a Assembleia tem o dever social e também para legislar por mais igualdade”, disse. Nesta sessão, um diferencial marcou a homenagem ao Icemat, todas as moções foram impressas em braile, sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. 

Foto: Ronaldo Mazza

Esporte - A jovem Nerisnélia dos Santos Souza, atleta do município de Sorriso, foi homenageada pela conquista da medalha de prata no salto triplo no Campeonato Sul-Americano, realizado na Colômbia, pela conquista da medalha de ouro no salto triplo e bronze nos 100 metros com barreira, conquistadas em Natal (RN) e pela sua convocação pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para o Mundial Escolar, a ser realizado em Split, na Croácia.

Eric Victor Campos da Silva, também de Sorriso, foi homenageado pela conquista da medalha de ouro nos 110 metros com barreira  e pela sua convocação pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) também para o Mundial Escolar. O professor e treinador de atletismo Marcos Flademir Vieira, que acompanhou a vitória dos atletas Nerisnélia e Eric, também recebeu uma moção de aplausos.

A atleta mato-grossense de canoagem Ana Sátila Vargas, de Primavera do Leste, também recebeu moção de aplausos pela conquista de medalha de ouro na categoria C1 feminino nos jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru.

Outra homenageada foi a professora da Escola Municipal Mauro Wendelino Weis, de Primavera do Leste, senhora Kelcia Patricia Fatemarque, pela idealização do projeto Pérola Negra, que tem por objetivo valorizar a cultura afrodescendente. A professora defende que, no momento em que os alunos passam a conhecer com mais profundidade a cultura negra, através de pesquisas em livros, jornais, artigos, entrevistas com personalidades negras, eles passam a ter outro olhar e descobrir a beleza da cultura afro, se sentir parte dela e, especialmente, assumir sua condição de negro e se sentir orgulhoso por isso.

Segurança - O deputado também concedeu moção de aplausos aos bombeiros que não mediram esforços para resgatar um homem que estava ferido às margens do rio Lira, em Sorriso. Eles atravessaram o rio nadando, com o homem em seus braços, de uma margem a outra, até colocá-lo na viatura de resgate, onde foram feitos os primeiros socorros, e posteriormente levado ao hospital regional. Foram homenageados Franciel Felizardo da Silva e Wenderson Custodio da Silva. 

O coronel do Corpo de Bombeiros Alessandro Borges Ferreira recebeu moção de aplausos pelo trabalho de prevenção e combate ao fogo no estado de Mato Grosso, que alcança grandes níveis nesta época do ano. Especialmente em 2019, as queimadas na Amazônia Legal tiveram repercussão mundial.

O parlamentar concedeu moção de aplausos também para Homero de Giorge Cerqueira, do Instituto Chico Mendes (ICMBio), que promoveu ações de prevenção por meio de atividades educacionais, Manejo Integrado do Fogo (MIF) e utilização de queimas prescritas, visando à redução de material combustível em regiões passíveis de grandes incêndios.

Setor Produtivo - Dal Molin reconheceu o trabalho de diversas associações, instituições e movimentos que colaboram com o setor produtivo no estado. O movimento Agroligadas, composto de mulheres que contribuem com a agropecuária de Mato Grosso, recebeu uma moção de aplausos.

Também foram homenageados Rafael José Mason, presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), por organizar e fortalecer o setor madeireiro, com respeito à legislação vigente e em harmonia com o meio ambiente;  Normando Corral, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), por representar todos os Sindicatos Rurais de Mato Grosso, sendo o principal porta-voz do Sistema Sindical Rural do estado.

Alexandre Pedro Schenkel, presidente da Associação Mato-Grossense do Algodão (Ampa), por congregar os produtores, incentivando a produção de algodão de forma organizada; Marco Túlio Duarte Soares, presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), por incentivar a criação, a seleção, a preservação independente de raça e origem e o intercâmbio dos criadores de gado bovino do estado de Mato Grosso; Antônio Galvan, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), e demais diretores e colaboradores, pela organização do 14º Circuito da Aprosoja, um dos maiores e principais eventos da cadeia produtiva do país; Itamar Antônio Canossa, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (Acrismat), por ser o alicerce no desenvolvimento da suinocultura em todo o estado de Mato Grosso, e Gutemberg Carvalho Silveira, presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), por incentivar e expandir o comércio de sementes no estado de Mato Grosso, com disciplina, organização e ética, também receberam homenagens.

Governos federal e estadual - Entre as homenagens aos representantes do governo federal, está a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; o secretário de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), do Ministério da Agricultura, Orlando Leite Ribeiro, pelos relevantes trabalhos pela expansão do mercado mato-grossense na Ásia, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pelos relevantes trabalhos à saúde pública de Mato Grosso. As homenagens aos representantes do governo federal serão entregues em mãos pelo deputado Xuxu Dal Molin, em agenda ainda a ser definida em Brasília (DF).

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, recebeu moção de aplausos pelos relevantes trabalhos à saúde pública de Mato Grosso; também a secretária de Meio Ambiente, Maureen Lazaretti, o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, e o tenente-coronel PM  Juliano Chiroli, coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), pelo brilhante trabalho da referida secretaria no combate aos incêndios florestais no estado.

Títulos de cidadão mato-grossense - O deputado Xuxu Dal Molin concedeu cinco títulos de cidadão mato-grossense para as seguintes pessoas: vice-presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão; ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes; o radialista Edelson da Silva Moura; e os professores Eder Cristiano Fripp de Almeida e Marcos Flademir Vieira.

Confira a lista completa dos homenageados:

Títulos de cidadão mato-grossense

1- Exmo. Senhor Vice-Presidente Antônio Hamilton Martins Mourão.

2- Exmo Sr. Ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes.

3- Professor Eder Cristiano Fripp de Almeida.

4- Professor Marcos Flademir Vieira

5- Radialista Senhor Edelson da Silva Moura.

Moções de aplausos

ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso

1- Adriana de Almeida Freitas - Serviços Gerais do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

2- Adriana Santana de Almeida - Telefonista do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

3- Carmem Lúcia da Cruz - Professora de História do ICEMAT - Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

4- Débora Regina Rodrigues Dias - Secretária do ICEMAT - Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

5- Délia Claudete Schneider - Diretora Pedagógica do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

6- Dina Maria Bráz de Moraes - ex-presidente do ICEMAT - Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

7- Ignez Aparecida de Pietro - Professora de Letras do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

8- lima Avelina Siqueira Araújo - ex-presidente do ICEMAT - Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

9- Jandira Reis Querubim - ex-presidente do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

10- Josefa Maria da Silva - Serviços Gerais do ICEMAT - Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

11- Josete Rodrigues Pinto - Professora de Educação Física do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

12- Lenil da Silva Oliveira Espindola - Alfabetizadora/Pedagoga do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

13- Márcia Maria Ribeiro - Professora de Biologia do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

14- Maria Aparecida de Lima - ex-presidente do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

15- Maria Auxiliadora de Souza Nunes- ex-presidente do ICEMAT - Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

16- Mariudes Edina de Amorim - Professora de Letras do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

17- Natalícia Maia Canhete - ex-presidente do ICEMAT - Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

18- Suely Gonçalves de Araújo Silva - Professora de História do ICEMAT - Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

19- Vanilza Aparecida Wronski - Pedagoga do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

20- Zayre Almeida de Lavor - Pedagoga do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

 21- Ademir Arruda - Diretor Administrativo do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

22- Alex Francisco Lili - Diretor de Esportes do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

23- Ângelo Alberto Santos de Lima - Pedagogo e Advogado do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

24- Benedito da Mata e Silva - Motorista do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

25- Claudiomir Torres - Apoio Administrativo do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

26- Fernando Guerreiro de Andrade - ex-presidente do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

27- Ivo Nunes de Siqueira - ex-presidente do ICEMAT - Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

28- Jeováh do Carmo Assumpção - ex-presidente do ICEMAT - Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

29- João Mützenberg - Professor de Letras do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

30- Jonas Juvenal da Silva - Professor de Educação Física do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

31- José Félix Santos da Silva - Professor de Matemática do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

32- Leandro Santana Marim - ex-presidente do ICEMAT - Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

33- Luis Mauro Campos de Dias - Cozinheiro do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

34- Luiz Carlos Grassi - ex-presidente do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

35- Marcino Benedito de Oliveira - ex-presidente do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

36- Miguel Benedito Gonçalvez - Motorista do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

37- Norberto César Ferraz - Professor de Matemática do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

38- Paulo Roberto Bernadino - ex-presidente do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

39- Sebastião Ribeiro da Cruz - Professor de Ciências Biológicas do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

40- Tiago Oliveira de Lima - ex-presidente do ICEMAT -Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

41- Udeilson Cézar de Arruda - Presidente do ICEMAT - Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

42- Urineu Santana da Silva - Professor de Informática do ICEMAT - Instituto dos Cegos de Mato Grosso.

42. AMPA - Associação Mato-Grossense do Algodão.

43- Alexandre Pedro Schenkel, Presidente da AMPA - Associação Mato-Grossense do Algodão.

44- Antônio Galvan, Presidente da Aprosoja - Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato  Grosso.

45- Gianpablo Andrade de Meio, Presidente do CEARPA - Conselho Estadual das Associações de Revendas de Produtos Agropecuários de Mato Grosso.

46- Gutemberg Carvalho Silveira, Presidente da Aprosmat - Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso.

47-ltamar Antônio Canossa, Presidente da Acrismat-Associação Brasileira dos criadores de Suínos.

48- Marco Túlio Duarte Soares, Presidente da Acrimat - Associação dos criadores de Mato Grosso.

49- Azul Linhas Aéreas Brasileiras 

50- Normando Corral, Presidente da Famato - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso.

51- Rafael José Mason, Presidente do Cipem - Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso.

52- Walmir Naves Coco, Presidente do Sindicato Rural de Alta Floresta.

53- Olvide Galina, Presidente da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso - ACRINORTE.

54- IIson José Redivo, Sindicato Rural de Sinop.

55- IFMT Campus Sorriso, Curso de Engenharia Agronômica, Ana Paula Encide Ollbone.

56- Adriana Deschamps Cavalcanti Batista, presidente do Rotary Club de Cuiabá, Distrito 4440.

57- Antônio César Brolio, Presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis.

58- Show Safra BR 163. - presidente da Fundação Rio Verde, Marino Franz.  

59- Atleta mato-grossense de canoagem Ana Sátila Vargas - Associação Sorrisense de Atletismo - Asa

60- Atleta Nerisnélia dos Santos Souza, atleta do município de Sorriso.

61- Deputada federal Mariana Carvalho, do Estado de Rondônia.

62- Ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Correa da Costa Dias.

63- Maureen Lazaretti, Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

64- Faculdade de Medicina Veterinária (FAVET) da Universidade Federal de Mato  Grosso (UFMT) - coordenadora Professora Adriana Bosa.

65- Professora da Escola Municipal Mauro Wendelino Weis, de Primavera do Leste. 

66- Professora da Escola Municipal Mauro Wendelino Weis, de Primavera do Leste, Senhora Kelcia  Patricia Fatemarque.

67- Carola Curvo, cuiabana representante brasileira no primeiro Torneio Internacional de Pesca  Esportiva.

68- Juscileide Lopes, pela realização do Projeto Geladeira Solidária, no município de Sorriso.

69- Advogado Senhor Manoel Antônio Garcia Palma, diretor administrativo-financeiro da Companhia Mato-grossense de Gás.

70- Deputado federal, Rafael Motta, do estado do Rio Grande do Norte. 

71- Empresário Sérgio Machnic.

72- Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, Coronel BM, Alessandro Borges Ferreira.  

73- Coronel Jonildo José de Assis, da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

74- Delegado Geral da Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso, Mário Dermeval Aravechia  de Resende.

75- Secretário-Adjunto de Proteção e Defesa Civil, Coronel BM, Cesar Claudiomiro Viana de Brum.

76- Presidente Homero de Giorge Cerqueira, do Instituto Chico Mendes -ICMBio.

77- Secretário de Comércio e Relações Internacionais - SCRI, do Ministério de Agricultura, Pecuária  e Abastecimento, Orlando Leite Ribeiro.

78- Alexandre Bustamante, secretário de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso.

79- Ten Cel PM Juliano Chiroli, coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas-  ClOPAER.

80- Tenente Coronel Gibson Almeida Costa Junior, Superintendente do IBAMA/MT.

81-Hospital13 de Maio da cidade de Sorriso - Diretor Presidente Marcelo Barbosa dos Santos.

82- Judoca cuiabano David Moura.

83- Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

84- Movimento Agroligadas - Sra. Geni Schenkel

85- Presidente da Federação Mato-grossense de Voleibol, Nicanor Lopes Filho.  

86- Presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste Senhor José Otaviano Ribeiro Nardes.

87- Prof. Dr. Jozuel Santana da Silva - Associacao Sorrisense De Atletismo - Asa

88- Professor e treinador de Atletismo, Marcos Flademir Vieira.

89- Sd BM Lima, lotado na lOª Companhia Independente do Bombeiro Militar, do município de Sorriso.

90- Secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

91- Agnaldo Pereira dos Santos.  - Portal Jovem Pan - Radio Pan SIA

92- Antônio Emílio Sáens Surita "Emílio Surita" e ao Programa de Rádio Pânico -Jovem Pan FM.

93- Geovaldo Lopes de Souza - Técnico de Enfermagem - Socorrista do Hospital Regional de Sorriso.  

94- Rafael Reis, Presidente da Companhia Mato-grossense de Gás.

95- Sindicato Rural de Primavera do Leste, pela feira de negócios "Farm Show".  

96- Soldado do Corpo de Bombeiros Militar, Wenderson Custodio da Silva.

97- Soldado do Corpo de Bombeiros Militar, Franciel Felizardo da Silva.

98- Atleta Eric Victor Campos da Silva, atleta do município de Sorriso.


Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin


Associadas


Galeria de Imagens


Vídeos

11/01/2020 18h00 Vídeo

Sessão especial entrega certificados impressos em braile

Durante a sessão especial foram entregues 98 honrarias a profissionais de diversas áreas que contribuíram com o desenvolvimento do estado. Os certificados impressos em braile é uma forma de valorizar o esforço dos cidadãos com deficiência visual.


Relacionadas


Galeria de Imagens