Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 4 de maio de 2020 12h40


SEGURANÇA

Deputado requer reforço policial para o município de Colniza

Xuxu Dal Molin indica a necessidade de disponibilizar cinco investigadores

KATIANA PEREIRA / Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Durante sessão plenária de quarta-feira (29.04) o deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC-MT) apresentou a indicação   nº 1653/2020  ao governador Mauro Mendes, com cópia para o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, sobre a necessidade de disponibilizar cinco investigadores de polícia para o município de Colniza (1.065 km de Cuiabá).

O parlamentar justifica que o município já foi considerado o mais violento do país, de acordo com dados do Mapa da Violência, divulgados em 2007. “Muito tempo depois pouca coisa mudou, a cidade continua violenta e perigosa. A população vive com medo, são aproximadamente 40 mil habitantes que são reféns de uma minoria criminosa”, destaca Dal Molin.

No texto, o deputado ressalta que os arts. 5º caput e 144 da Constituição, dispõem que o direito à segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, a ser exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. “O direito de segurança é um conjunto de ações estatais destinadas a preservar a ordem e a tranquilidade das pessoas mediante dúplice aspecto: preventivo e repressivo de condutas ilícitas”. 

O parlamentar encerra pontuando que o município necessita de mais investigadores de polícia a fim de dar celeridade na resolução de casos que aguardam finalização dos inquéritos. 


Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin