Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 28 de abril de 2021 17h01


Exército

Para Dal Molin, mudança de sede do 9º BEC é estratégica para o desenvolvimento da região norte de MT

Sede do batalhão será transferida para Sinop.

MICHEL FERREIRA DE SOUZA / Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin



Foto: Michel Ferreira / Assessoria de Gabinete

 O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) classificou como estratégica e positiva a decisão do Alto Comando do Exército Brasileiro (ACE) em transferir a sede do 9º Batalhão de Engenharia e Construção (9º BEC) de Cuiabá para Sinop.

A avaliação foi feita, nesta terça-feira (27), na Câmara de Vereadores de Sinop, durante a apresentação do projeto que prevê a destinação de R$ 198 milhões para a construção da futura instalação da unidade composta por uma sede, uma subunidade de arma-base e de uma vila militar com próprios nacionais (PNR) com seis blocos de edifícios.

Conforme o memorial descritivo, a nova sede do batalhão irá ocupar uma área de 175 hectares situada no bairro Alto da Glória, às margens da BR-163, e será concluída em quatro anos.

“Trata-se de um projeto arquitetônico com padrão internacional de sustentabilidade, com conservação de energia e água, redução de resíduos e emissão de gases poluentes, área verde, entre outros aspectos tecnológicos”, descreveu o diretor de obras militares e general de brigada do Exército, Giuseppe Henrique Gouveia Dantas.

“Os relevantes serviços prestados pelo Exército Brasileiro, em especial pelo 9º Batalhão de Engenharia e Construção, foram fundamentais para o desenvolvimento do país e do nosso estado. Um exemplo claro do que estou falando é a mundialmente conhecida BR-163, aberta na década de 70 graças à dedicação e competência de nossos militares”, enfatizou o deputado Xuxu Dal Molin durante a abertura da solenidade.

Outro fator positivo lembrado pelo parlamentar é a redução do índice de criminalidade. Isso porque a instalação da sede militar contribui para o aumento de efetivo apto a intervir em situações de alto risco como, por exemplo, as disputas por terras que anualmente causam dezenas de mortes na região.  

“Essa região é formada por milhares de pequenas propriedades rurais. Pessoas que contribuem com a balança comercial e aguardam ansiosas pela presença mais efetiva do Estado. Por esse e outros motivos quero reiterar o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) ao prefeito Roberto Dorner (Republicanos) e as demais lideranças da região engajadas nesse projeto”, conclui Dal Molin.

“Não tenha dúvidas, deputado, que estamos contando com esse apoio para juntos viabilizarmos esse projeto no menor tempo possível”, respondeu Dorner.

A apresentação do projeto também foi acompanhada por representantes do setor produtivo, vereadores e vice-prefeito do município, Dalton Martini (Patriota), pelo senador Wellington Fagundes (PL) e pela ex-prefeita Rosana Martinelli (PR). 


Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin