Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 15 de dezembro de 2021 13h00


MATO GROSSO

Profissionais de ensino se manifestam favoráveis a implantação da Unemat em Sorriso

O encontro também discutiu a criação de novos cursos de nível técnico e superior com base nas demandas da cadeia produtiva regional

MICHEL FERREIRA DE SOUZA / Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin



Foto: Michel Ferreira / Assessoria de Gabinete

Profissionais e estudantes do nível médio se mostraram favoráveis a implantação de um polo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) na cidade de Sorriso. O tema foi debatido na sexta-feira (10), na Escola Estadual Ignácio Schevinski, durante audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A solenidade atendeu ao Requerimento de 680/2021 de autoria do deputado estadual Xuxu Dal Molin. 

O encontro também discutiu a criação de novos cursos de nível técnico e superior com base nas demandas da cadeia produtiva regional. 

“A maioria dos nossos alunos não possuí condições financeiras para custear uma faculdade particular. Saber que eles terão acesso a uma instituição renomada como a Unemat, e isso aqui na ‘porta’ de casa, é muito prazeroso. Como professores, nós queremos que eles deem continuidade ao processo de aprendizagem e a graduação de nível superior é o caminho natural para isso”, enfatiza a gestora escolar, Franciele Silveira de Aguiar. 

Para o diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Sorriso, Claudir Von Dentz, a expansão do número de vagas em universidades públicas é imprescindível para o processo de desenvolvimento regional de forma efetiva, sustentável e social. 

Segundo ele, apenas 24% das vagas de graduação são ofertadas pela rede pública de ensino. Desse total, somente 18% das vagas estão sendo ocupadas por jovens com idades entre 18 e 24 anos.

 “É preciso reverter esse cenário e isso só será possível com mais investimentos em educação. Diante dessa premissa, manifesto todo apoio do corpo docente do IFMT para contribuir em termos de pesquisa, trocas de informações e parceiras com essas instituições que estão prestes a se instalarem no município “, assegurou. 

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton Borgato, reforçou a necessidade da parceria com a instituição no sentido de garantir a qualidade do ensino técnico e superior.

 “Estamos muito gratos pela oportunidade de participar ativamente de decisões importantes para o ensino de Mato Grosso, principalmente quanto à qualificação profissional. Sabemos o quanto a Unemat é importante para o Estado e queremos ser parceiros da instituição em Sorriso” frisou. 

O reitor da Unemat, professor Rodrigo Bruno Zanin, também demonstrou otimismo em relação ao desafio trazer um polo da universidade no município de Sorriso. 

Na avaliação dele, o avanço no setor agroindustrial tem exigido um esforço conjunto para a formação de mão de obra qualificada. 

“O mundo hoje mostra que é preciso ‘pegar’ a universidade e levá-la para o local em que a sociedade mais necessita.  Fazer a intervenção social, didática e científica nesta região. É esse modelo de universidade que estamos propondo para à Assembleia Legislativa, ao governo do estado e também às prefeituras municipais que desejam de forma legítima a implantação da Unemat em seus territórios”, afirma Zanin ao concluir que “a universidade possui a capacidade necessária para melhorar a qualidade de vida da população mato-grossense”.

 “Sorriso e toda a região cresce a passos largos. Atualmente qualquer que seja o setor, a gente percebe que a maior dificuldade é encontrar profissionais graduados. A Unemat vem para suprir essa lacuna e é exatamente por esse motivo que tem nosso apoio irrestrito”, discorreu o vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego (MDB) ao enaltecer a iniciativa do deputado estadual Xuxu Dal Molin.

 Por sua vez, Dal Molin reiterou a necessidade de que outros municípios façam parte do debate. Desta forma, será possível criar uma proposta que atenda não só Sorriso, mas também as demais cidades que compõem a região.

 “As tratativas para a vinda da Unemat tiveram início em 2019. Desde então, estamos discutindo com o poder público e a iniciativa privada qual é a melhor forma para efetivarmos esse processo”, afirma o parlamentar que se mostrou confiante com a abertura de novos cursos a partir de 2022.

 “Fizemos gestão para a retomada das obras da Escola Técnica de Sorriso por entender que, àquela estrutura física comporta a Unemat. Ou seja, não será necessário construir uma nova edificação. Tão logo seja concluída a obra, podemos dar início aos cursos modulares”, conclui o parlamentar.

 A retomada das obras da Escola Técnica de Sorriso foi licitada em outubro deste ano. Conforme o projeto descritivo, a estrutura contará com 12 salas de aula, seis laboratórios internos e dois externos, auditório, biblioteca, refeitório, área de vivência e quadra esportiva coberta.

Unemat - Fundada em 15 de dezembro de 1993, por meio da Lei Complementar nº 30, a Universidade do Estado de Mato Grosso é composta por 13 campus, 17 núcleos pedagógicos e 24 polos educacionais, totalizando 22 mil acadêmicos atendidos em 60 cursos presenciais e em outros 129 cursos ofertados em modalidades diferenciadas.

 Na área de pós-graduação, a Unemat mantém quatro cursos de doutorados institucionais, quatro de doutorados interinstitucionais, três de doutorados em rede, 17 mestrados nos mais variados modos, além de dezenas de cursos de especialização.

 Entre os cursos de graduação ofertados pela instituição estão: administração, agronomia, arquitetura e urbanismo, ciências biológicas, ciências da computação, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, educação física, engenharia elétrica, engenharia florestal, geografia, história, jornalismo, matemática, medicina, pedagogia, sistemas de informação, turismo e zootecnia.


Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin


Relacionadas


Galeria de Imagens