Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 27 de abril de 2021 08h52


AUTONOMIA

Xavantes dão início à colheita do arroz

Dal Molin destacou o comprometimento dos índios Xavante e o potencial do projeto que tem como finalidade proporcionar sustentabilidade e autonomia econômica aos 2,7 mil indígenas que vivem na região.

MICHEL FERREIRA DE SOUZA / Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin



Foto: Dan Loth / Assessoria de Gabinete

O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) acompanhou, na sexta-feira (23), o ato simbólico que marcou o início da colheita de arroz na comunidade indígena Xavante Sangradouro, em Primavera do Leste.

Formada por 57 aldeias, na área de abrangência dos municípios de Primavera do Leste, Poxoréu, General Carneiro e Novo São Joaquim, a região foi escolhida para sediar o programa Independência Indígena - desenvolvido por meio de uma parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Primavera do Leste, governo de Mato Grosso e a Fundação Nacional do Índio (Funai). 

Para integrar o projeto, os índios passam por treinamento em manutenção e operação de máquinas e implementos agrícolas, além de receberem orientações sobre o manejo sustentável de solo. Eles também contam com o apoio de alguns produtores rurais do município que, voluntariamente, auxiliam no preparo do solo, plantio e na colheita da área de 999 hectares. 

Em seu pronunciamento, Dal Molin destacou o comprometimento dos índios Xavante e o potencial do projeto que tem como finalidade proporcionar sustentabilidade e autonomia econômica aos 2,7 mil indígenas que vivem na região.

“O que estamos testemunhando hoje, aqui em Primavera do Leste, é o início de um novo ciclo na vida do povo indígena. Em 2017 eu já havia alertado que o pior inimigo do meio ambiente é a fome, a miséria, a falta de desenvolvimento sustentável”, disse o parlamentar, se referindo à sua participação na 23ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP23).

“Precisamos apoiar o manejo florestal, a mineração, o turismo, a agricultura e as demais fontes de subsistência que garantam mais qualidade de vida e dignidade aos povos indígenas de Mato Grosso e do restante do país. O Brasil é um país rico, mas precisa servir ao seu povo (...) os índios Xavantes estão demonstrando para o mundo que é possível produzir alimentos, respeitando suas tradições e sem agredir o meio ambiente”, afirmou Dal Molin.

Também participaram do lançamento da colheita mecanizada, o presidente da Funai, Marcelo Xavier, o superintendente de Assuntos Indígenas da Casa Civil, Agnaldo Santos, o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, e os deputados estaduais e federais, respectivamente, Ulysses Moraes (PSL) e Gilberto Cattani (PSL), Nelson Barbudo (PSL), Neri Gueller (PP) e José Medeiros (Pode).


Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin