Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 30 de outubro de 2019 07h15


RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Potencial de Mato Grosso pode estreitar relações comerciais do Brasil com Israel

Deputado Xuxu Dal Molin acompanha agenda oficial do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, pelo estado nesta semana.

KATIANA PEREIRA / Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin



Foto: KATIANA PEREIRA

Foto: KATIANA PEREIRA

O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, cumpre agenda oficial em Mato Grosso nesta semana. A visita tem como objetivo mostrar o potencial do setor produtivo mato-grossense, as agroindústrias, as inovações tecnológicas e identificar oportunidades de negócios tanto para o Brasil, por meio de Mato Grosso, quanto para Israel. A visita de Shelley está sendo organizada pela Associação dos Produtores de Feijão, Trigo e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir).

O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) acompanhou a visita do embaixador ao município de Sorriso (398 km de Cuiabá), onde visitou a Cooperativa Agropecuária e Industrial Celeiro do Norte (Coacen) e empresas produtoras de grãos. O parlamentar acredita que a visita é uma oportunidade para abrir possibilidades de novos mercados consumidores.

Outro ponto interessante da visita é o possível intercâmbio de tecnologias. Hoje a agricultura irrigada israelense é uma das mais avançadas do mundo. “Israel está na vanguarda com startups, com muita tecnologia e estão conseguindo produzir alimentos no deserto, com uso de irrigação. Então, é a tecnologia ajudando o setor produtivo, deixando os custos mais baratos e agregando valor. Hoje a palavra de ordem é inovação e desenvolvimento sustentável e é isso que estamos fazendo aqui. Nosso papel aqui é buscar parcerias com o apoio do governo do estado e da Assembleia Legislativa”, disse o deputado.

Durante a visita a Sorriso, Yossi Shelley disse que é olho de Israel naquele município e analisou positivamente a região. “Viemos para conhecer de perto esses munícipios. Esses gigantes nos campos de milho, soja, algodão. Vi uma tecnologia muito alta e temos que aumentar as vendas para fora. Vi que vocês estão muito bem desenvolvidos aqui. Temos que ver formas de divulgar. Eu sou essa plataforma de divulgar e fazer contatos com as pessoas. Posso falar que vi coisas muito interessantes por aqui”, pontuou o embaixador durante coletiva em Sorriso.  

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin (PSDB), disse ter certeza que a visita deve render bons frutos para o município, que a é capital do agronegócio brasileiro. “Apresentamos as potencialidades de nosso município e obviamente estamos estreitando laços para essa parceria. É uma visita muito importante para o nosso município, para o nosso estado de Mato Grosso. Vamos buscar que Sorriso seja bem avaliada por essa autoridade. Além do nosso potencial agrícola, estamos focando na nossa responsabilidade ambiental”, destacou o chefe do Executivo de Sorriso, que informou que em breve irá retribuir a visita na embaixada de Israel no Brasil, situada em Brasília.

O presidente da Câmara de Cooperação Israel-Brasil Central (CCOPIB), que integra os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, o empresário Amos Blanche, também participou da agenda.

“O Brasil só vai ficar um país rico, forte, se a gente conseguir agregar valor às nossas matérias-primas. Então o que vemos em Sorriso, em Campo Novo, é o começo da industrialização, da agregação de valor às matérias-primas e isso Israel pode ajudar bastante”, disse.

O embaixador também passou por Campo Novo do Parecis. Ele cumpre agenda nesta quarta-feira (30) em Diamantino e Cuiabá, onde será recebido pelo governador Mauro Mendes (DEM) e pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa, onde ministra uma palestra no Colégio de Líderes.


Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin