Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 17 de agosto de 2020 13h19


POLÍTICA AMBIENTAL

Xuxu Dal Molin apresenta propostas para combate a incêndios florestais

Mato Grosso teve, até o dia 10 deste mês, 11.770 focos de queimada, o que representa um aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado

KATIANA PEREIRA / Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Xuxu Dal Molin, que trabalha com foco na política ambiental, apresentou, na última sessão ordinária da Assembleia Legislativa, diversas propostas para o combate efetivo aos focos de incêndio e medidas para mitigar seus efeitos no estado de Mato Grosso. “Desde o ano passado, estamos preocupados e cobrando ações do governo e propondo soluções com parcerias. Inclusive, atuamos no curso de formação de pilotos e brigadistas para combate a incêndios”, enfatizou.

Dal Molin aponta que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, por meio do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), atua na vanguarda na prevenção e no combate de incêndios florestais. O batalhão tornou-se uma referência para o Brasil ao completar 99,64% da 1ª etapa do Programa de Combate a Incêndios.

“O trabalho que essa equipe faz é algo que nos dá orgulho, mas muito trabalho ainda necessita ser realizado. Precisamos desse aporte para dar continuidade às ações”, pontuou o deputado, que coordenou a implantação da 1ª Base Aérea de Combate a Incêndios Florestais na Amazônia, localizada em Sorriso.

O parlamentar requereu ao governo do estado informações sobre o cronograma de trabalhos no combate a incêndios ambientais, bem como sobre a necessidade de aquisição de equipamentos para seu cumprimento efetivo. “É muito importante mais investimentos em equipamentos. Os bombeiros estão fazendo um ótimo trabalho, mas precisamos saber se existe alguma demanda a ser suprida na seara dos equipamentos. Também pedi informações quanto ao cronograma de trabalhos do referido batalhão, caso haja, estamos à disposição colaborar com alguma medida”, disse. 

Dal Molin apresentou indicação sobre a necessidade de locação de aviação agrícola para apoio ao combate de incêndios florestais no estado. Atualmente, existem apenas duas aeronaves em Mato Grosso que atuam na parceria de combate a incêndios florestais. O deputado defende que é de suma importância a contratação desse serviço.

“A principal vantagem é, sem dúvida, a segurança, tanto para os bombeiros quanto para a população direta ou indiretamente envolvida com o incêndio. Além da capacidade de chegar rápido nos pontos de incêndio e fazer lançamentos repetidos de grandes quantidades de água em campos e matas”, destacou. 

O deputado justifica ainda que, no Brasil, há quase 50 anos esse tipo de operação é oficialmente uma das funções da aviação agrícola. “Já a vantagem econômica vem principalmente da economia na logística. Isso porque os órgãos governamentais não precisam comprar aeronaves que seriam usadas apenas para aquele fim, evitando o gasto de manutenção e pessoal para um aparelho que ficaria parado boa parte do ano”, informa. 

Saúde - Xuxu Dal Molin enviou requerimento à Secretaria de Estado de Saúde solicitando informações sobre os danos causados pelas queimadas na saúde da população de nosso estado. A saúde humana é afetada pelas queimadas porque a fumaça proveniente dela contém diversos elementos tóxicos.

“É de suma importância o levantamento dos gravames provocados à saúde de toda população mato-grossense nesta época do ano e, consequentemente, os custos com a saúde pública decorrentes deste aumento, bem como sua evolução nos últimos três anos”, questiona.

Mato Grosso teve, até o dia 10 deste mês, 11.770 focos de queimada, o que representa um aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado e de 43% em relação à média dos últimos dez anos.


Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin