Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 7 de novembro de 2018 19h46


ENERGIA

Deputado Sebastião Rezende visita a Eletrobras Eletronorte

Parlamentar pediu informações sobre o programa Luz para Todos

INGRIDY PEIXOTO / Secretaria de Comunicação Social



Foto: Ronaldo Mazza

Na tarde desta quarta-feira (7), o deputado estadual Sebastião Rezende (PSC) se reuniu com o coordenador estadual do programa Luz para Todos, Helio Monti, na sede da Eletrobras Eletronorte em Cuiabá. O prazo e o andamento dos trabalhos para a ligação de energia em todo o estado, especialmente no município de Colniza, foram discutidos no encontro.

O vereador de Colniza Oseia Guedes (PSC) também participou da reunião. Entre as preocupações expostas pelos parlamentares está a ligação de energia no assentamento rural Capa Mansa. “É uma solicitação antiga. O Helio está nos atualizando sobre todo esse processo”, destacou Sebastião Rezende. Segundo Oseia Guedes, no município, há vários assentamentos e mais de 4 mil famílias esperando por luz. “Estamos aqui cobrando para que o programa Luz para Todos alcance o mais rápido possível o município de Colniza”, afirmou o vereador.  Os parlamentares lembram ainda que o município é reconhecido por sua produção de café.

O coordenador estadual do programa Luz para Todos explicou que a responsabilidade pela ligação de energia já é da Energisa. Segundo Monti, a distribuidora aguarda um subsídio do governo federal específico para obras de substituição de energia a óleo diesel para dar início aos trabalhos que levam luz para o local. Porém, de acordo com ele, esse recurso é disputado e pode demorar a ser aprovado ou mesmo não aprovado. Caso esse financiamento não dê certo, a Energisa continua sendo obrigada a fazer a universalização de energia em todo o estado até o fim de 2019, que é o prazo atual previsto em lei.

A data também é limite para a conclusão das cerca de 18 mil ligações previstas dentro da atual etapa do programa Luz para Todos, que conta com cerca de R$ 270 milhões da Eletrobras Eletronorte. Até o momento, foram feitas cerca de 3 mil ligações e foram aprovadas pelo comitê gestor do programa aproximadamente 10 mil ligações em todo Mato Grosso. “18 mil ligações são apenas do programa Luz para Todos, que prevê a ligação gratuita aos consumidores rurais. Nós temos ligações do programa de universalização que ultrapassam esses 18 mil que são bancados pela Energisa. O prazo atual tanto para Luz para Todos quanto para a universalização é para o final para 2019”, explica Helio Monti.  

Para o deputado Sebastião Rezende, existem algumas alternativas para solucionar a falta de energia em Colniza. Uma delas é construção de uma usina termelétrica, que já está em andamento, outra é a construção de um “linhão” de energia vindo de Aripuanã. Ele promete trabalhar para que os planos saiam do papel. “Como deputado estadual podemos fazer, junto ao governo federal e junto à Energisa, ações para que esse pequeno produtor possa efetivamente receber energia. Vamos exigir que a Energisa cumpra sua obrigação”,   

“Energia é um insumo básico para a qualidade de vida das famílias. A esperança é que ao final de 2019 todos tenham acesso à energia”, concluiu o coordenador do programa Luz para Todos.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Relacionadas


Galeria de Imagens