Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018 17h59


DESENVOLVIMENTO

Metodologia de Plano Diretor de Transporte será apresentada em reunião na ALMT

A Câmara Setorial Temática (CST) para o fortalecimento da engenharia realiza reuniões ordinárias e técnicas desde agosto

LAIS COSTA MARQUES / Secretaria de Comunicação Social



Foto: Marcos Lopes

A Câmara Setorial Temática (CST) para o fortalecimento da Engenharia e o Desenvolvimento Logístico do estado realiza a sexta reunião ordinária para apresentação da metodologia identificada no Plano Diretor de Transporte de Mato Grosso. A reunião será na próxima terça-feira (20), às 9h30, na sala 201 da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A metodologia que será apresentada possui oito passos que definem aspectos como espaço amostral, demanda de transporte, coleta e tratamento de dados, entre outros itens técnicos que precisam constar no projeto de infraestrutura do estado.  De acordo com o presidente da Câmara Setorial Temática e assessor do Conselho Regional de Engenharia (Crea), Eloi Pereira, o plano é uma das proposituras que a CST deverá apresentar ao final do trabalho.

“Nosso principal objetico é mostrar a importância de ter um plano de Estado, e não de governo, e como isso pode evitar o desperdício de recursos públicos. Vamos dimensionar o quanto custa ao cidadão as obras e projetos que são modificados ou abandonados toda vez que há mudança de gestor público e propor um plano de desenvolvimento de 12 anos”, explica Eloi Pereira.

Para o presidente da Câmara, a engenharia tem a função de apresentar soluções para o desenvolvimento da sociedade. “Buscamos avaliar o impacto de cada pavimentação para comunidade. Por exemplo, hospitais na região, potencial turístico, volume populacional, entre outros aspectos que dimensionam a importância da obra e viabilizam os investimentos”,  explica Pereira.

O Plano Diretor de Transporte de Mato Grosso é elaborado por meio de parceria técnica entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e membros da CST na ALMT. Além das reuniões ordinárias, reuniões técnicas também são realizadas periodicamente desde a instalação, em agosto do ano passado.

A CST da Engenharia e Desenvolvimento Logístico de Mato Grosso foi requerida pelo deputado Sebastião Rezende (PSC) e conta com o apoio da Procuradoria da Assembleia Legislativa e participação de representantes da Sinfra, da Secretaria de Estado de Cidades (Secid), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Eletrobrás, da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), da Associação Brasileira de Engenharia Civil, da Companhia de Mineração de Mato Grosso (Metamat), da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), da Secretaria Adjunta de Turismo e Secretaria Adjunta de Empreendedorismo.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com