Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 25 de abril de 2019 15h43


ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Rezende indica viaturas "traçadas" para municípios do interior mato-grossense

A tabela, que aponta três municípios do estado entre os cem mais violentos do país, leva em conta a soma das taxas de mortes por agressão (homicídios) às taxas de mortes violentas por causa indeterminada (MVCI)

JOSÉ LUIS LARANJA / Secretaria de Comunicação Social



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado Sebastião Rezende (PSC) apresentou, entre as sessões ordinárias realizadas em 23 e 24 deste mês, um pacote de reivindicações ao Poder Executivo contendo 146 indicações que atendem as áreas de saúde, educação, infraestrutura e segurança pública. Dos pedidos, as recomendações contemplam todas as regiões de Mato Grosso, sendo que a maior parte delas está direcionada para a aquisição de viaturas traçadas para as delegacias de vários municípios.

“Temos que fortalecer essas áreas e espero que a maioria delas seja atendida pelo governo do estado, até pelas necessidades que nós temos nesses setores”, lembrou o deputado.

Uma dessas indicações está direcionada para o município de Feliz Natal, solicitando o envio de viaturas do tipo caminhonete, traçadas 4x4, para atender a segurança pública daquele município.

O parlamentar disse que ultimamente vereadores e representantes de associações de vários municípios do estado o procuraram solicitando apoio para suprir esse problema. “As demandas foram apresentadas por essas pessoas (vereadores e membros de associações) baseadas no registro de violência”, falou Rezende.

Vale destacar que o número de homicídios em Mato Grosso subiu 32,6% em 11 anos, segundo apontam os dados do Atlas da Violência 2017 elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). A pesquisa leva em consideração o número e as taxas de homicídios em todos os estados de 2005 e 2015.

“Fizemos esse levantamento em todo o estado e estamos solicitando veículos traçados novos, pois boa parte de Mato Grosso depende desse tipo de carro por que são regiões de difícil acesso e a utilização de caminhonete é importante para o trabalho”, comentou ele.

De acordo com Rezende, no levantamento por municípios com mais de 100 mil habitantes, Mato Grosso possui quatro deles entre os 304 listados (Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop). A tabela, que aponta três municípios do estado entre os cem mais violentos do país, leva em conta a soma das taxas de mortes por agressão (homicídios) às taxas de mortes violentas por causa indeterminada (MVCI).

Outros municípios também foram contemplados com as indicações do deputado, como por exemplo, Lucas do Rio Verde, Luciara, Ipiranga do Norte, Guarantã do Norte, Glória do Oeste, General Carneiro, Gaúcha do Norte, Dom Aquino, entre outros. Além das 146 indicações, Sebastião Rezende apresentou 76 moções de aplausos.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com