Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 25 de julho de 2019 10h31


NO FOCO DA FRONTEIRA

Moretto recebe senador Wellington Fagundes e cobra empenho por segurança e infraestrutura

Reunião aconteceu no gabinete e contou com a presença dos prefeitos de Jauru e Glória D'Oeste

MAX AGUIAR / Gabinete do deputado Valmir Moretto



Foto: RONALDO MAZZA / ALMT

Para discutir segurança pública de fronteira e infraestrutura nos municípios da região oeste, o deputado Valmir Moretto (PRB) recebeu, em seu gabinete, o senador Wellington Fagundes (PR). Participaram da reunião os prefeitos de Glória D’Oeste e Jauru, acompanhados de vereadores e secretários de seus municípios.

Moretto aproveitou a oportunidade e cobrou de Fagundes um pouco mais de empenho dos órgãos federais no quesito “proteção” aos municípios da faixa de fronteira. No total, são 22 municípios em toda região, mas cinco ficam na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia: Cáceres, Porto Esperidião, Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda e Comodoro.

“É necessário que o governo federal tenha bons olhos para nossa fronteira. É de lá que vem a droga e é pra lá que vão os produtos roubados em nossas cidades. Não é questão apenas de investir no Gefron, é de trazer o Exército, montar base área, comprar armamentos, comprar drones e fechar os pontos críticos. Por isso pedimos ajuda ao senador Wellington, para que ele leve essa pauta ao Ministério da Justiça e se puder, traga o ministro Moro aqui para ver a realidade de nossa região”, cobrou Moretto.

O parlamentar estadual ainda lembrou que o prefeito Paulo Remédio, que estava na reunião, foi alvo de bandidos armados, que fugiram com seus veículos para a Bolívia.  “O prefeito Paulo foi rendido, juntamente com sua família, e os bandidos usaram a fronteira para fugir. Além dele, outras pessoas já perderam seus carros para bandidos que agem pelo narcotráfico da Bolívia. Por isso, precisamos fechar essa fronteira para pelo menos inibir a criminalidade. Para isso é necessário que as Forças Armadas sejam colocadas para atuar aqui em Mato Grosso”, lembrou o deputado.

O prefeito de Jauru, Pedro Ferreira (DEM), pediu apoio do senador Wellington para ajudar em obras de infraestrutura do município. O gestor lembra que é necessário que recursos federais sejam destinados para que o município possa se desenvolver. “Em Brasília existem diversos projetos parados para a infraestrutura de nossa cidade e das outras cidades da região Oeste. Quero pedir ao Senador que ajude Jauru, que ajude a cidade a se recuperar. Atualmente estamos em calamidade e precisamos de apoio federal para nos reestruturar”, disse.

Paulo Remédio (PSB) lembrou que segurança pública não é apenas polícia, e por isso encaminhou ao senador um pedido de visita ao município de Glória D’Oeste, para que ele possa ver de perto a situação das escolas, praças e rodovias. “Nosso município precisa de ajuda. Pedimos ao deputado Moretto e ao senador Wellington, que nos ajude a tratar segurança de um modo geral. Com melhorias em escolas, rodovias, praças, para que o morador, o jovem de nossa cidade, possa ter onde se distrair. Precisamos tratar segurança de um modo geral. Mais amplo”, argumentou o prefeito.

Por fim, Wellington Fagundes garantiu empenho nos trabalhos e agradeceu ao deputado pelo convite para a reunião. “Nós precisamos nos unir. Isso é muito importante, deputado, deputado federal, governador, senador. Tudo isso caminha para o desenvolvimento de Mato Grosso e nosso estado precisa disso. Os políticos precisam batalhar por uma política de segurança e infraestrutura sempre melhor. Vamos atuar em Brasília para que esses pedidos cheguem aos ministérios. Segurança é prioridade, infraestrutura também. Os prefeitos e o Moretto pode contar com nosso empenho”, concluiu o senador.


Gabinete do deputado Valmir Moretto