Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 7 de maio de 2020 11h13


PARA PRODUTORES DE LEITE

Deputado requer aquisição de tanques, caminhão e três mil doses de sêmens bovino leiteiro

Indicação de Valmir Moretto requer aquisição de 7 tanques resfriadores, um caminhão com capacidade para transportar 15 mil litros de leite, além de 3 mil doses de sêmens de bovino leiteiro.

Raul Bradock / Gabinete do deputado Valmir Moretto



As indicações foram feitas por Moretto durante sessão na AL.

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado Valmir Moretto (Republicanos) cobrou do governo do estado a aquisição de sete tanques resfriadores de leite, um caminhão para transporte do produto, além de 3 mil doses sêmens bovino leiteiro.

As indicações foram feitas durante sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), na quarta-feira (06), e visam beneficiar produtores de leite do município de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Vila Bela é uma importante bacia leiteira de Mato Grosso, com capacidade para produzir até 50 mil litros de leite por dia.

Segundo o deputado, as indicações para o governo do estado e também para a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), podem diminuir os prejuízos que o produtor está tendo com a queda do valor do leite, causada pela crise do novo coronavírus (Covid-19).

“Mais uma vez, o produtor está pagando a conta. O consumo ainda é o mesmo, o preço ainda é o mesmo, mas as indústrias estão pagando menos pelo litro ao produtor. Essas ações serão revertidas no preço do litro do leite para que o nosso produtor tenha melhores condições de trabalho”, afirma Moretto.

O caminhão, equipado com tanque isotérmico, tem capacidade para transportar 15 mil litros de leite e deve ser destinado para a Cooperativa Mista dos Produtores de Vila Bela (COOMPROVI).

As três mil doses de sêmens de bovino leiteiro serão distribuídas nas comunidades rurais da cidade.

As indicações também solicitam que os sete tanques resfriadores sejam destinados para os produtores das glebas: São Judas, Formosa, Liberdade, Pé-de-Galinha, Arrozal, Guaporé e Seringal. Cada um dos equipamentos tem capacidade para armazenar até dois mil litros de leite.


Gabinete do deputado Valmir Moretto